Coimbra  19 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Incêndios: Ministro reconhece “magnífico exemplo” em Penela

24 de Março 2018

O ministro Eduardo Cabrita classificou, hoje, de “magnífico exemplo” de limpeza em redor de um povoado o projecto de autoprotecção da aldeia de Ferraria de S. João, Penela.

Em visita àquela localidade, que esteve ameaçada pelo catastrófico incêndio de meados de 2017, o titular da pasta da Administração Interna elogiou a organização dos habitantes na criação de uma zona de protecção, que consistiu no abate de eucaliptos numa faixa de 100 metros e na sua substituição por árvores autóctones (nomeadamente, carvalho e castanheiro).

Logo após o gigantesco fogo de Junho, os habitantes da aldeia de Ferraria de S. João conseguiram reunir 77 proprietários de 255 parcelas de terreno e proceder ao arranque de cerca de 80 000 eucaliptos em nove hectares.

Para o governante, nunca Portugal esteve tão preparado, nem “nunca foi feito tanto em matéria de limpeza e de prevenção”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e outros membros do Governo estão, hoje, em diferentes pontos do país a assistir e a intervir em iniciativas de limpeza de mato e de apresentação de projectos no âmbito da prevenção de fogos florestais, num conjunto de iniciativas organizadas em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com