Coimbra  3 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Incêndios: João Gouveia (PS) contra discriminação

30 de Junho 2017 Jornal Campeão: Incêndios: João Gouveia (PS) contra discriminação

O deputado à Assembleia da República João Gouveia (PS) exortou, ontem, o Governo a optar pelos mesmos critérios na distribuição de apoios a zonas afectadas pelos incêndios florestais.

Parlamentar eleito por Coimbra, o ex-líder do Município de Soure usava da palavra no âmbito de um debate, agendado pelo PSD, sobre protecção e assistência às pessoas no decurso do catastrófico fogo de Pedrógão Grande.

A Câmara Municipal de Penela (PSD) lamentou, na semana passada, que o concelho haja sido excluído de um fundo para apoio à revitalização das áreas afectadas por fogos florestais, criado pelo Conselho de Ministros.

Gouveia apelou ao ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, que promova “a implementação de programas de apoios semelhantes, dirigidos às populações, empresas e comunidades afectadas em qualquer concelho”.

“A transparência e a igualdade de tratamento são princípios basilares no reforço da confiança dos cidadãos, mesmo numa ambiência de tristeza como a que vivemos”, advertiu.

Para João Gouveia, “tudo isto deve ser objecto de uma aprendizagem consequente, que permita melhorar a capacidade de resposta, no futuro, sem afastar que se proceda a uma adequada imputação de eventuais responsabilidades, de natureza técnica ou política, se for caso disso”.