Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Inaugurado Centro Comunitário da Granja e Gândara de Ançã

30 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Inaugurado Centro Comunitário da Granja e Gândara de Ançã

Foi inaugurado, no último domingo (27), o Centro Comunitário da Granja e Gândara (CCG) de Ançã, outrora escola primária.

A antiga Escola da Granja, desde que foi desactivada, necessitava de obras de requalificação, por estar em elevado estado de deterioração, fruto de abandono e anos sem qualquer investimento no espaço, agravada pelos danos decorrentes da tempestade Leslie.

“O objectivo inicial era a reparação/recuperação do espaço (reparar a instalação eléctrica; substituir o telhado com a adição de isolamento; vedar o espaço das traseiras, aumentando a área coberta; trocar todo o piso de madeira por piso flutuante e o cimento por pavimento cerâmico; renovar o sistema de águas e louças dos WC´s; e lavar toda a fachada, recuperar a mesma e pintar) mas ao longo do tempo, em estreita coordenação com o Município de Cantanhede, foi-se percebendo que era importante aumentar as valências do espaço e que se poderia ir mais longe”, referiu a Junta de Freguesia de Ançã.

Na ausência de outro espaço para o efeito, a Junta de Freguesia de Ançã decidiu criar um pequeno jardim na parte frontal da escola, e na lateral foi criado um parque de lazer e um parque infantil para fruição pública. Na outra lateral irá ser implementado um campo de jogos, para a utilização desportiva.

“Foi concretizado este objectivo, porque mais que zelar e recuperar o património, a comunidade da Granja e Gândara de Ançã já mereciam um espaço assim. Isto, é que é a verdadeira coesão territorial, tão defendida por este executivo da Junta de Freguesia de Ançã. Estando terminadas as obras, está agora pronto a ser usado pela comunidade, que se espera que seja dinâmica e o aproveite para actividades em prol de todos e/ou para fomentar o movimento associativo”, defendeu a Junta.

A inauguração decorreu segundo orientações da Direcção-Geral da Saúde.