Coimbra  15 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

INATEL que levar os cidadãos seniores a conhecer a região

9 de Janeiro 2019

A Fundação INATEL, na passada semana, o programa “Conheça a sua região”, que pretende levar os cidadãos seniores pelos municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

A primeira sessão da iniciativa teve lugar em Penela e os participantes foram 50 seniores do concelho de Tábua.

Os visitantes contactaram com o presidente da Câmara, Luís Matias, e com o seu vice-presidente, Rui Seoane, tendo sido ainda acompanhados pelo director da Fundação INATEL em Coimbra, Bruno Paixão.

De acordo com Luís Matias, “o Município de Penela aderiu a esta iniciativa com grande entusiasmo pois é uma forma de activar o sentimento de pertença a uma região, permitindo também a cada município mostrar o seu concelho, a sua cultura e os seus eventos”.

Durante este dia diferente e especial, os seniores puderam visitar o Penela Presépio e realizar uma viagem no comboio turístico, além de ficarem a conhecer um pouco melhor a Villa Romana do Rabaçal e uma passagem pelo presépio tradicional do Espinhal, feito por artesãos locais, representando a freguesia e o seu património histórico, natural e paisagístico.

Bruno Paixão explicou que este programa irá “dinamizar o intercâmbio de concelhos, com a participação dos municípios aderentes, procurando reforçar a coesão territorial e o conhecimento da região pelos cidadãos dos vários pontos da CIM-RC, contribuindo para o sentimento de pertença, para a inclusão e para a geração de sinergias, bem como para potenciar a economia local”.

O director da Fundação INATEL em Coimbra adiantou, ainda, que esta sessão foi apenas “a primeira de muitas que vão ser feitas todos os meses, ao longo deste ano, estando a programação a ser fechada e a inclusão de instituições relevantes da região a ser diligenciada, sendo em breve apresentada e formalizada publicamente”.

“A resposta espontânea, activa e altruísta dos municípios de Tábua e de Penela foram uma força muito encorajadora e a prova de que juntos somos efectivamente mais fortes”, sublinhou Bruno Paixão, deixando um elogio pela “visão arrojada, corajosa e inclusiva” dos autarcas de Penela e Tábua.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com