Coimbra  29 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

INATEL organiza simpósio sobre esgotamento no trabalho

9 de Dezembro 2019

A Fundação INATEL organiza, na próxima quinta-feira (12), pelas 14h30, nas suas instalações, um simpósio denominado “Burnout: Quando o nosso bem-estar é ameaçado”.

Muitas vezes associado a um esgotamento físico e mental decorrente de um ambiente de trabalho adverso, com as chefias a desrespeitarem os colaboradores, tratando-se de forma humilhante e cultivando uma relação insuportável de submissão e de abuso de poder, a doença incapacita-os de desempenharem tarefas quotidianas e de trabalharem devidamente.

A sessão abordará três temas. O primeiro a cargo do psiquiatra José Temótio, que abordará a “Síndrome de Burnout: quando o corpo e a mente quebram”, seguindo-se um período de debate. O segundo painel será formado pelas psicólogas Margarida Pinho e Inês Marques, que tratarão o tema “Mindfulness – a mente aqui e agora”. No final, Cristina Felizardo, colaboradora de programas televisivos, falará aos participantes sobre o seu “Plano de contingência para uma vida feliz”.

De acordo com Bruno Paixão, director da Fundação INATEL em Coimbra, “todos ouvimos falar de casos indignos de uma sociedade humanista e equilibrada, e vemos ao nosso lado amigos e conhecidos a definhar no local onde passam a maior parte do seu tempo, no trabalho. Para além do dever moral de denunciar os abusos, é imprescindível munir as pessoas de ferramentas para lidar com a adversidade, de forma a poderem prosseguir com uma vida plena de bem-estar”.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através do endereço electrónico info@unicare.pt ou dos telefones 924 489 830 e 926 213 932.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com