Coimbra  29 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IEFP distingue 28 entidades empregadoras inclusivas

11 de Dezembro 2019

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) realizou, na passada segunda-feira (09), no Convento de São Francisco, em Coimbra, a cerimónia pública de entrega da “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019”.

A iniciativa resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal), tendo distinguido, este ano, 28 entidades consideradas merecedoras desta distinção.

A “marca”, instituída pelo Decreto-Lei nº 108/2015, de 17 de Junho, e posteriormente regulamentada pelo Despacho n.º 8376-B/2015, de 30 de Junho, visa “reconhecer e distinguir publicamente práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade”.

Esta é a segunda edição do evento, que é bienal (a primeira foi em 2017), à qual se candidatam, entre 02 de Janeiro e 28 de Fevereiro, 112 entidades, na sua maioria empresas, autarquias e entidades de economia social.

“Numa primeira fase, as candidaturas foram analisadas por uma comissão de peritos constituída para o efeito que, para além da avaliação documental, procedeu a visitas, tendo em vista a verificação, no local, dos aspectos considerados relevantes para a conclusão da análise”, revela o IEFP, adiantando que, posteriormente, o júri, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública, “procedeu ao apuramento das entidades que foram distinguidas”.

Esta distinção teve em conta o contributo das entidades empregadoras para a implementação de um mercado inclusivo, atendendo ao desenvolvimento de práticas de referência, nos dois anos anteriores ao da candidatura, em quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.

A sessão de abertura ficou a cargo da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a sessão de encerramento foi feita pelo presidente do Conselho Directivo do IEFP, António Valadas da Silva.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com