Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Idosos da ADFP são os protagonistas do calendário de 2018

12 de Janeiro 2018

Desde as poses mais sérias às mais divertidas, todas estão agora retratadas num calendário de 2018, cujos protagonistas são alguns dos idosos da Residência Cristo Redentor, da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), em Miranda do Corvo.

Cada mês está representado com um tema diferente, desde uma homenagem aos bombeiros (Agosto) até à celebração de Portugal (Junho).

A ideia partiu da directora técnica, Judite Carvalho, com o apoio da voluntária Joana Caetano, e teve início “com divertidas sessões fotográficas, seguindo-se a edição de imagem, tendo os utentes participado activamente em todas as fases”.

Este é já o terceiro calendário editado pela ADFP, uma vez que o sucesso dos anteriores foi evidente.

“Tendo em conta a nossa realidade social, a Residência Cristo Redentor defende a participação e a vida activa da terceira idade, devendo-se inserir os idosos nos eventos locais, de forma a marcar o seu papel na sociedade. Deve-se, assim, facilitar o acesso desta nova terceira idade a todo o tipo de actividades, não só pelo lazer, mas essencialmente porque este é o caminho para a mudança de concepção do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento”, explica a Fundação.

O envelhecimento activo “deve ser um objectivo extensivo a pessoas idosas residentes em lares para a terceira ou quarta idade” e estes calendários “são exemplo dessas políticas de envelhecimento activo assente na promoção de afectos”, refere.

Recentemente, a Residência Cristo Redentor tem promovido algumas iniciativas de grande sucesso, nomeadamente, a “contratação” do mais recente membro: a gata Mimi, que tem a função de terapeuta.

A Residência foi inaugurada a 01 de Outubro de 2011, integra o Centro Social Comunitário do Senhor da Serra da Fundação ADFP.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com