Coimbra  18 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IberoVespa e Mostra Gastronómica animam Praia de Mira

11 de Setembro 2019

Sardinha na telha, feijoada de samos ou alhada de biqueirão são algumas das atracções da Mostra Gastronómica da Gândara, que anima a Praia de Mira até domingo, em concorrência com o encontro ibérico de Vespas IberoVespa.

“Serão quatro dias em grande, em que os visitantes poderão apreciar as nossas iguarias, enquanto assistem ao desfile de centenas de Vespas clássicas, que já começaram a chegar à Praia de Mira provenientes de todos os pontos da Península Ibérica”, resume o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

Os dois eventos marcam o fim oficial da época balnear, mas na Praia de Mira o apoio aos banhistas vai continuar até 31 de Outubro, na sequência de um protocolo celebrado entre a autarquia e a ADAMASTOR – Associação de Nadadores Salvadores de Mira.

“As iniciativas deste fim-de-semana não são o fim do Verão, surgindo apenas como mais um ponto alto na época balnear. As pessoas procuram a Praia de Mira pela natureza e pelo mar, e cabe-nos proporcionar condições para que se divirtam em segurança e queiram sempre regressar”, refere o autarca.

A 22.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara, que arranca na sexta-feira no Largo da Barrinha, é apadrinhada este ano pelo “chef” Luís Lavrador, um dos responsáveis pelas ementas dos jogadores de futebol das selecções nacionais e professor na Escola de Hotelaria de Coimbra.

O “chef” traçou para a edição deste ano – que integra a iniciativa Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – uma extensa ementa de pratos tradicionais da Gândara, a que se juntam os pratos disponíveis nos restaurantes da praia, que aderiram à iniciativa.

A intenção é “redescobrir os bons sabores, aromas e paladares dos produtos locais da terra, Mar e Ria, associados aos antigos saberes das cozinhas simples dos agricultores e pescadores da região da Gândara, que associa os costumes das terras arenosas à ria de Aveiro e à costa do mar, no Centro de Portugal”.

Lavrador quer também aproveitar a Mostra para ensinar a confeccionar algumas iguarias locais, nomeadamente Caldeirada à Moda do Pescador, Batatas Assadas na Areia, Sardinha na Telha e Baixada, Pitéu de raia e Chupas de vinho branco.

Para isso, conta com a colaboração da confraria Nabos e Companhia, que organiza anualmente o Festival do Grelo. Os confrades vão encarregar-se de uma iguaria cada vez mais rara, assando batatas enterradas na areia da praia, no sábado à tarde, enquanto as companhas de arte-xávega vão ao mar buscar peixe fresco.

As noites da Mostra serão ocupadas com espectáculos de música, nomeadamente uma noite de fados, que a autarquia espera que sejam usufruídas pelos participantes na IberoVespa, evento quem arranca na sexta-feira e que termina no domingo.

A concentração das Vespas, organizada pelo Vespa Clube de Lisboa (VCL), terá como ponto de referência o Parque Municipal de Campismo. Logo no arranque, a concentração visita a Mostra Gastronómica, onde decorrerá a sessão de boas-vindas e o jantar.

O VCL limitou a participação a 250 veículos, mas são esperadas milhares de pessoas, estando já esgotados os quartos nos principais hotéis da praia, segundo foi possível confirmar numa visita aos ‘sites’ de reservas.

Sábado será marcado pelo tradicional passeio em caravana de Vespas por toda a extensão do concelho de Mira, estando previstos diversos pontos de animação, nomeadamente com os tradicionais grupos de caretos de Mira.

Junto ao Parque de Campismo irão decorrer diversas provas e exibições de perícia, antes da despedida dos participantes, no domingo.

“São iniciativas com estas que trazem visitantes ao nosso concelho, agitam a economia local e combatem a sazonalidade”, resume Raul Almeida.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com