Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Humanidade” é o tema da 23.ª Semana Cultural da UC

9 de Novembro 2020 Jornal Campeão: “Humanidade” é o tema da 23.ª Semana Cultural da UC

Rui Gama, director da FLUC, e Delfim Leão, vice-reitor da UC, apresentaram o tema da 23.ª Semana Cultural da UC

 

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou, hoje, que a “Humanidade” será o tema da sua 23.ª Semana Cultural, que decorrerá de 01 a 15 de Março de 2021.

“Optámos pelo tema da ‘Humanidade’ porque vivemos no ano de 2020 um teste colectivo à própria existência do ser humano”, declarou Delfim Leão, vice-reitor da UC, na apresentação do evento, hoje, na Sala do Conselho Científico da Faculdade de Letras (FLUC).

“Esta não é a primeira provação que a Universidade, a sociedade e o mundo passam, mas atrever-me-ia a dizer que nunca na História da Humanidade tivemos a consciência de viver ao mesmo tempo uma tão grande”, acrescentou o vice-reitor.

De acordo com Delfim Leão, a pandemia despertou nas pessoas “muito daquilo que elas têm de melhor” e isto “exprime-se pela própria noção de cultura”.

Esta ‘Semana Cultural’ é assumida como “teste coletivo à essência do ser humano” e deverá responder à necessidade de “estimular na Humanidade o que ela tem de melhor”, que é a produção e a fruição cultural.

“Nestes meses de confinamento que vivemos a partir de Março ou nos que estamos a viver agora, em que sentimos que muitas das liberdades que tínhamos ou aquilo que dávamos como adquirido na existência e no dia-a-dia é posto em causa, encontrámos seguramente na cultura o arrimo, a ajuda e a esperança que nos permitem levar cada dia da melhor forma”, afirmou o responsável, frisando a Humanidade “tem de lidar também com o seu contrário, a sua expressão de desumanidade”, como acontece com “a experiência recente e avassaladora da pandemia”, que acaba por constituir “um daqueles momentos em que a realidade parece ser mais criativa do que a própria ficção”.

“A cultura é o que nos afasta do estado de existência mais primitiva, porque nos apresenta como seres que são capazes de criar, de ir além das meras existências do dia-a-dia”, concluiu.

Apesar de a Semana Cultural de 2020 ter sido apanhada pelo início da pandemia, o vice-reitor realçou, contudo, que a programação prevista foi realizada, sendo que um dos dois ciclos previstos iniciou, até, na semana passada.

“Esta é uma Faculdade de Artes e Humanidades e este tema da Humanidade é importante, sobretudo no actual contexto” de pandemia, disse Rui Gama, director da FLUC.

As candidaturas para a Semana Cultural 2021 podem ser feitas a partir desta segunda-feira até 07 de Dezembro, no website da Universidade.

De realçar que, em 2020, o evento foi reorganizado visando perpetuar iniciativas ao longo de todo o ano e contando com um ciclo de teatro e artes performativas e outro de música.