O Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, foi galardoado pelo sexto ano consecutivo com o prémio ‘Green Key’, galardão internacional que promove o turismo sustentável.
A “chave verde” é atribuída a estabelecimentos turísticos e restaurantes que implementem boas praticas ambientais e sociais.
O Hotel Parque integra um complexo turístico com propósito de inclusão social e promoção da biofilia, paixão pela natureza, tolerância e respeito pelos outros.
O Hotel está associado ao Parque Biológico, Templo Ecuménico, Ecomuseu Espaço da Mente artes e ofícios tradicionais, e restaurante Museu da Chanfana para promoção da gastronomia tradicional.
Entre 2021 e 2022 a unidade hoteleira demonstrou uma diminuição de gastos totais de electricidade e água, mesmo com o aumento da taxa de ocupação, revelando um esforço notório na mudança de comportamentos.
A política ambiental definida para o presente ano foi construída com base em contributos de colaboradores, Direcção e contou também com a colaboração dos hóspedes, pois os mesmos também foram sensibilizados para a importâncias das questões ambientais, e deram o seu contributo.
Nos últimos anos já tinham sido realizados diversos investimentos como a troca de lâmpadas, a colocação de redutores de água e a implementação de um plano de rega mais eficiente.
“A postura do Hotel Parque da Serra da Lousã não poderia ser diferente, tendo em conta a missão da instituição proprietária da unidade – a Fundação ADFP, a IPSS portuguesa mais eclética e mais inclusiva, que apoia pessoas com os mais diversos problemas sociais, mas que também revela grande preocupação com a sustentabilidade financeira e ambiental”, salienta a Direcção do Hotel.
Esta preocupação ambiental é visível quer nos diversos projectos que têm sido realizados no sentido de fomentarem um maior aproveitamento da energia solar, quer no importante investimento do Parque Biológico que promove e defende as diversas espécies da fauna e flora autóctones.
Os candidatos ao galardão passam, depois de se candidatarem, por uma longa fase de avaliação com visitas de inspecção. A atribuição é feita aos estabelecimentos que mostrem valorizar a gestão ambiental e promovam a educação ambiental para a sustentabilidade.
A atribuição do prémio é da responsabilidade da Foundation For Environmental Education (FEE)., com sede na Dinamarca. Em Portugal a coordenação cabe à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e conta com o apoio de diversas entidades nacionais publicas e privadas.