Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hotel Parque Serra da Lousã recebe galardão ‘Green Key’

27 de Julho 2021 Jornal Campeão: Hotel Parque Serra da Lousã recebe galardão ‘Green Key’

O Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, foi galardoado pelo quarto ano consecutivo com o prémio ‘Green Key’, galardão internacional que promove o turismo sustentável. A “chave verde” é atribuída a estabelecimentos turísticos e restaurantes que implementem boas praticas ambientais e sociais.

Entre 2018 e 2021 a unidade hoteleira demonstrou uma diminuição de gastos totais de electricidade e água, mesmo com o aumento da taxa de ocupação, revelando um esforço notório na mudança de comportamentos. A política ambiental definida para o presente ano foi construída com base em contributos de colaboradores, direcção e contou também com a colaboração dos hóspedes. Os mesmos foram sensibilizados para a importâncias das questões ambientais e deram o seu contributo.

No ano de 2018 já tinham sido realizados investimentos como a troca de lâmpadas, a colocação de redutores de água e a implementação de um plano de rega mais eficiente.

Em nota dirigida à imprensa, a direcção do Hotel, dá conta de como procura, todos os dias, reforçar a sua actuação nesta área: “A postura do Hotel Parque da Serra da Lousã não poderia ser diferente, tendo em conta a missão da instituição proprietária da unidade – a Fundação ADFP”. Uma instituição que apoia pessoas com os mais diversos problemas sociais, mas que também revela grande preocupação com a sustentabilidade financeira e ambiental. Esta preocupação ambiental é visível quer nos diversos projectos que têm sido realizados no sentido de fomentarem um maior aproveitamento da energia solar quer no importante investimento do Parque Biológico que promove e defende as diversas espécies da nossa fauna e flora.

Os candidatos ao galardão passam, depois de se candidatarem, por uma longa fase de avaliação com visitas de inspecção. A atribuição é feita aos estabelecimentos que mostrem valorizar a gestão ambiental e promovam a educação ambiental para a sustentabilidade.

A atribuição do prémio é da responsabilidade da Fooundation For Environmental Education (FEE)., com sede na Dinamarca. Em Portugal a coordenação cabe à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e conta com o apoio de diversas entidades nacionais publicas e privadas.