Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital dos Covões: Sindicato estranha abate de Unidade de Cuidados Intensivos

1 de Abril 2021 Jornal Campeão: Hospital dos Covões: Sindicato estranha abate de Unidade de Cuidados Intensivos

O alegado encerramento, esta quinta-feira (01), da Unidade de Cuidados Intensivos do polo Hospital Geral do CHUC (Covões) é encarado “com preocupação” pelo Sindicato Independente de Profissionais de Enfermagem (SIPEnf).

O PS de Coimbra também lamentou, na quarta-feira, que, encontrando-se a saúde na sub-região dependente dos dois hospitais centrais da cidade, o Conselho de Administração do CHUC esteja a avançar com o desmantelamento do Hospital dos Covões.

Para o SIPEnf, “a experiência e o conhecimento das equipas de enfermagem é incompatível com as sucessivas mudanças e clima de indefinição que se vivenciam em alguns serviços” do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“É com estranheza que, ainda em pleno rescaldo da pior crise sanitária que o país atravessou nas últimas décadas, (…) se opte por diminuir a capacidade de resposta” no polo Hospital Geral do CHUC, assinala aquela associação sindical.

Em comunicado, o SIPEnf conclui que “o apelo feito aos enfermeiros para o combate à pandemia foi respondido positivamente por profissionais que se vêem, agora, numa situação de profunda instabilidade laboral”.