Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital dos Covões coloca novo tipo de implantes auditivos

24 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Hospital dos Covões coloca novo tipo de implantes auditivos

A equipa de Implantes auditivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, na passada terça-feira (22), a primeira implantação de um novo tipo de implantes auditivos em dois doentes.

Enquanto os habituais implantes cocleares fazem uma estimulação do ouvido interno e se destinam a surdos profundos, estes novos implantes de condução óssea transcutâneos activos fazem uma estimulação do ouvido médio, cobrindo um outro tipo de deficiência auditiva.

A intervenção cirúrgica decorreu sem incidentes, conforme referiu o CHUC, e teve lugar na Unidade de Implantes Cocleares do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL), que funciona no Hospital dos Covões.

Para Luís Filipe Silva, director do Serviço de ORL, “foi dado mais um passo na concretização do desejo que há anos move a equipa de implantes auditivos do CHUC de dar resposta terapêutica a todas as situações de surdez” que os procuram.

Luís Filipe Silva adiantou, ainda, que, “apesar da pandemia da covid-19, o Serviço de ORL manteve a sua produção na área da implantação coclear, tendo efectuado este ano, até ao momento, 28 implantes pediátricos bilaterais e 33 implantes em adultos.”

De salientar que o CHUC é o único hospital do Serviço Nacional de Saúde cujo Centro de Referência Nacional de Implantes Cocleares é totalmente público.