Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital de Cantanhede previne a violência e promove a saúde mental

26 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Hospital de Cantanhede previne a violência e promove a saúde mental

O Hospital de Cantanhede está envolvido num projecto do 2.º Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública que tem como foco a prevenção (aos vários níveis) da violência/promoção da saúde mental (ao longo do ciclo vital) no contexto das relações íntimas/famílias e da comunidade.

O projecto-piloto “Crianças, Famílias e Comunidades Saudáveis não Brotam em Jardins” tem como população alvo a mulher grávida e a criança, ressaltando-se que há uma aposta na revisitação e optimização dos projectos já em curso na área da saúde em articulação com outros sectores.

Foram identificados projectos já implementados em quatro regiões (Cova da Beira, Águeda, Cantanhede e Coimbra) que serão usados como ‘champions’ na implementação regional.

O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública (AP) é uma iniciativa organizada por um conjunto de dirigentes de várias entidades deste sector e de entidades de natureza associativa com fins públicos, acolhida na área de Governo da Modernização do Estado e da AP, que tem por finalidade realizar novas acções, ou apoiar a conclusão de acções, através da colaboração e de equipas multidisciplinares.

Este Plano é constituído por oito projectos e conta com a participação de 57 pessoas, de 36 entidades, estando representadas 11 áreas de Governo.

“O Hospital de Cantanhede foi o único hospital a nível nacional que, pela vontade e compromisso do seu conselho directivo, se comprometeu com esta acção ao mais alto nível”, destacou a comunidade hospitalar.