Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital de Cantanhede dá apoio a unidades da região

19 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Hospital de Cantanhede dá apoio a unidades da região

O Hospital de Cantanhede está, a partir desta terça-feira (19), a dar apoio a hospitais da região no internamento de doentes com covid-19, disse à agência Lusa fonte da unidade de saúde.

De acordo com o gabinete de comunicação, aquela estrutura tem mantido toda a sua actividade, incluindo cirurgias, e criou uma unidade com cinco camas para doentes covid-19, que já hoje recebeu dois doentes do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

“Estamos a ultimar um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e hospitais de referência para tratamento da covid-19”, disse a mesma fonte.

Embora não seja uma unidade de referência para o tratamento dos doentes infectados com o novo coronavírus, o Hospital de Cantanhede reservou um piso para doentes positivos, com uma equipa dedicada e circuitos específicos, depois de oito dos seus doentes e quatro profissionais terem testado positivo.

Segundo o Hospital de Cantanhede, os oito doentes infectados estão estáveis e o surto foi rapidamente contido.

Apesar dos quatro profissionais infectados, a actividade da unidade hospitalar tem decorrido normalmente, com o atendimento no Hospital de Dia, nas Consultas Externas, no acolhimento a doentes paliativos provenientes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e na realização de exames complementares de diagnóstico e cirurgias, “que não foi afectada”.

De salientar que, segundo a ARSC, as taxas de ocupação em enfermaria e unidade de cuidados intensivos para doentes covid-19 na região Centro estão acima dos 90 por cento.