Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital da Luz Coimbra tem Centro da Mama

11 de Setembro 2019

 

Paulo Aldinhas Santos, Cristina Frutuoso, Paulo Gil Agostinho, Rita Sousa e Olga Caramelo

 

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) anunciou a criação de um Centro de Mama que envolve especialistas de várias áreas médicas e dedicados à patologia mamária, assegurando os meios necessários ao diagnóstico e orientação terapêutica da doente com cancro da mama, ou com patologia benigna ou de risco.

O Centro da Mama é coordenado por Cristina Frutuoso (especialista em Ginecologia e Ginecologia Oncológica), Nascimento Costa (especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica) e Paulo Gil Agostinho (especialista em Radiologia).

As áreas de tratamento deste Centro incluem Ginecologia, Oncologia Médica, Radioterapia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Medicina Física e Reabilitação. As áreas de diagnóstico abrangem Radiologia, Medicina Nuclear e Anatomia Patológica. Quando necessário, colaboram, ainda, especialistas de outras áreas, como Psico-Oncologia, Ortopedia e Neurocirurgia.

Na área da cirurgia, Cristina Frutuoso refere que, “actualmente, é segura a excisão alargada do tumor, deste que completada pela radioterapia”. “Também o estudo dos gânglios axilares, sempre que possível, se faz pela biópsia do gânglio sentinela, que não traz as complicações associadas ao esvaziamento axilar. Assim, os procedimentos cirúrgicos mais frequentes no cancro da mama são a exérese alargada do tumor, incluindo técnicas de oncoplastia e simetrização mamária, associada a biópsia de gânglio”, explica.

Na área de Radiologia, o Centro da Mama do HLC disponibiliza exames complementares necessários ao diagnóstico de patologia mamaria, nomeadamente a mamografia com tomossíntese, ecografia mamaria e ressonância magnética. Podem ainda ser feitas biópsias ecoguiadas ou por esteriotaxia, bem como outros procedimentos associados à doença da mama.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com