Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital da Luz Coimbra realiza cirurgia cerebral com neuronavegação

20 de Maio 2019

Equipa de Neurocirurgia do Hospital da Luz Coimbra: Tiago Correia, Gonçalo Marques, João Fonseca, Isabel Melo, Jorge Gonçalves, Gonçalo Guerreiro, Óscar Pereira (esquerda para a direita).

 

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) realizou, pela primeira vez num hospital privado da região Centro, uma cirurgia cerebral com neuronavegação.

 

O equipamento de neuronavegação de última geração, agora disponível no HLC permitiu à equipa de neurocirurgia, liderada pelo neurocirurgião Jorge Gonçalves, a remoção de um tumor intra-craniano.

Jorge Gonçalves explicou que “utilizando as imagens de ressonância magnética crânio-encefálica ou de TAC crânio-encefálica adquiridas previamente de acordo com o protocolo pré-definido, e conjugando estas imagens com aquisição de pontos de referência externos na cabeça e da face com um ponteiro laser, o cirurgião pode localizar de forma contínua e com precisão infra milimétrica as lesões cerebrais e as importantes estruturas circundantes”.

Este equipamento permite ainda fazer a aquisição de imagens TAC intra-operatoriamente na sala de operações e usá-las para ralizar a cirurgia navegada, o que constitui uma grande mais valia na cirurgia da coluna vertebral.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com