Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital da Luz Coimbra oferece desfibrilhador ao Clube União 1919

4 de Maio 2022 Jornal Campeão: Hospital da Luz Coimbra oferece desfibrilhador ao Clube União 1919

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) ofereceu um DAE (Desfibrilhação Automática Externa), ao clube de futebol União de Coimbra, actual Clube União 1919, instituição com 102 anos.

O desfibrilhador é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória com o objectivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco. Estima-se que, a cada 90 segundos, uma pessoa entra em paragem cardiorrespiratória, que constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo. As manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) aumentam substancialmente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, se iniciadas nos primeiros minutos após a paragem cardíaca. A maioria da população, porém, desconhece em que consistem estas manobras.

“É com gosto que o Hospital da Luz Coimbra se associa ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF, que o União de Coimbra está a fazer, através da oferta do DAE. O Hospital da Luz Coimbra tem um programa de Medicina Desportiva que pretende, para além de potenciar a melhor reabilitação dos atletas, promover uma prática desportiva com segurança. Esta iniciativa vai ao encontro desse desidrato. Com o DAE, o União de Coimbra passa a garantir aos seus atletas uma abordagem imediata, fundamental, no caso da existência de alguma paragem cardiorrespiratória, que esperemos que nunca seja necessário utilizar” refere Pedro Beja Afonso, administrador do HLC.

O Hospital da Luz Coimbra tem estabelecido diversas parcerias nos últimos anos, com algumas modalidades de Coimbra, com o objectivo de incentivar a prática de desporto nas camadas mais jovens e também permitir o acesso a uma oferta diversificada e altamente especializada de serviços e profissionais de saúde. “Neste caso, a oferta do DAE permite uma maior proximidade e rapidez na resposta em situação de fibrilhação ventricular” acrescenta Pedro Beja Afonso.

O União de Coimbra nas modalidades de futebol e futsal conta com 435 atletas masculinos e femininos, distribuídos por nove escalões que competem nos campeonatos distritais e nacionais da AFC e FPF respectivamente.

Fernando Soares, presidente da Direcção do União de Coimbra, agradeceu a presença dos representantes do HLC e enalteceu a parceria que permitiu a entrega do equipamento que se enquadra no contexto da candidatura ao Processo de Certificação que o clube está a realizar junto da Federação Portuguesa de Futebol, mas, principalmente, na garantia da melhoria da segurança da actividade desportiva desenvolvida pelos seus atletas”, Além dos colaboradores que já estão habilitados, está em curso a programação de mais uma formação para assim capacitar mais elementos adquirir as competências técnicas necessárias e a devida certificação do INEM para executar Suporte Básico de Vida e utilizar este equipamento que pode salvar vidas.

Trata-se de uma mais-valia para o clube, pois apesar dos Desfibrilhadores Automáticos Externos ainda não serem obrigatórios por lei, em recintos desportivos com lotação inferior a cinco mil pessoas, consideramos um elemento muito importante para segurança dos nossos atletas, treinadores e dirigentes e todos aqueles que frequentam diariamente o nosso recinto.

O futebol é atualmente o principal motor de formação em reanimação na comunidade e de disseminação da desfibrilhação em Portugal. Os clubes têm contribuído para o combate à morte súbita cardíaca.