Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital da Figueira da Foz realiza curso de cirurgia ao vivo de Ortopedia

2 de Junho 2023 Jornal Campeão: Hospital da Figueira da Foz realiza curso de cirurgia ao vivo de Ortopedia

O Hospital Distrital da Figueira da Foz realizou, esta sexta-feira, a sessão de abertura do curso “A Par e Passo” que conta a participação de especialistas nacionais.

“A Par e Passo – cirurgia ao vivo – casos complexos Pé e Tornozelo” resultou de uma parceria com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, do Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia (CRI) do Hospital Distrital da Figueira da Foz e da equipa de Ortopedia do Pé e Tornozelo/ Foot and Ankle Surgery.

Esta formação, que envolve vários profissionais e é destinada a médicos da especialidade de Ortopedia, bem como aos internos com interesse na patologia do pé e tornozelo, “teve como objeCtivo partilhar e adquirir experiencias e conhecimentos sobre as melhores práticas em casos complexos do pé e tornozelo”, explicou na sessão de abertura o médico Manuel Resende Sousa, Coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo, director clinico do Sport Lisboa e Benfica e um dos organizadores deste curso.

Carlos Pereira, director do CRI de Ortopedia do HDFF manifestou-se orgulhoso pela realização deste evento que reúne especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente. “A equipa de Ortopedia do HDFF, jovem e dinâmica, está a trilhar o caminho da especialização do pé e do tornozelo pelo que espero que este curso seja o primeiro de muitos e que contribua para melhorar a competência técnica e cientifica do Serviço” acrescentou o diretor do CRI de Ortopedia.

Terminou a sessão de abertura a directora clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Lilian Campos, que referiu que esta unidade hospitalar “tem uma equipa de ortopedistas jovem, que luta pelo Serviço e pela evolução do Hospital”. “É com a avaliação clínica a par e passo e com alguém a seu lado que se evolui ” acrescentou, bastante satisfeita pela realização do evento.

Tiago Roseiro que, juntamente com Manuel Resende Sousa, Daniel Mendes, e João Vide constituem a comissão organizadora, mostrou-se muito satisfeito pela realização do curso que seguramente vai contribuir para a promoção de sub-especialização local na área do pé e tornozelo.

Na parte teórica, o curso incluiu uma sessão de discussão de casos clínicos na área do pé e tornozelo e na parte prática, interactiva, realizar-se-á cirurgias em ambiente de bloco operatório, permitindo aos participantes assistir por intermédio de transmissão vídeo.