Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital CUF Coimbra realizou acção de sensibilização para a saúde do homem

28 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Hospital CUF Coimbra realizou acção de sensibilização para a saúde do homem

No âmbito da iniciativa “Saúde com Alma”, uma parceria entre o Hospital CUF Coimbra e o Centro Comercial Alma Shopping, decorreu na passada sexta-feira uma acção de sensibilização para a detecção precoce e prevenção das patologias mais prevalentes no homem, nomeadamente o cancro da próstata.

Para assinalar o mês de sensibilização para a saúde do homem, que se comemora durante o mês de Novembro, e com o objectivo de alertar a população para a detecção precoce e prevenção das patologias mais prevalentes no homem, os profissionais de saúde do Hospital CUF Coimbra promoveram a avaliação dos factores de risco para o desenvolvimento do cancro da próstata. Para além desta avaliação, foi realizada, igualmente, uma acção de sensibilização sobre a importância da vigilância regular da saúde masculina, tendo em conta a idade e a predisposição genética de cada um.

De acordo com Ricardo Leão, director Clínico e Coordenador de Urologia no Hospital CUF Coimbra, é fundamental que “os homens, independentemente da idade, adoptem hábitos de prevenção e de promoção da sua saúde e devem fazê-lo com idas regulares ao médico, em particular ao urologista”. O especialista adianta ainda que “muitas patologias urológicas não se manifestam nas fases iniciais da doença pelo que esta vigilância clínica é crucial para diagnósticos precoces e, consequentemente, tratamentos mais eficazes”, e deixa o alerta à população: “é crucial que homens que têm pais, irmãos ou tios com cancro da próstata procurem um urologista para estabelecer um plano de vigilância precoce”.

A iniciativa “Saúde com Alma” visa aumentar a literacia em saúde junto da população e alertar para os factores de risco, sinais de alerta e formas de prevenção de algumas das doenças mais frequentes na população.