Coimbra  15 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital CUF Coimbra inaugura Centro especializado na saúde da mulher

6 de Agosto 2019

Daniel Pereira da Silva, ginecologista-obstetra e coordenador do Centro da Mulher

O Hospital CUF Coimbra anunciou, hoje, a criação do Centro da Mulher, com recursos clínicos diferenciados, da prevenção ao tratamento das mais diversas patologias.

Composta por 12 especialistas diferenciados, esta equipa tem capacidade de resposta nas diferentes áreas da obstetrícia e ginecologia, desde a Ginecologia Geral, Obstetrícia e Medicina Materno-fetal, Endometriose, Uroginecologia, Patologia Cervico-VulvoVaginal, Menopausa e Ginecologia Oncológica.

Daniel Pereira da Silva, ginecologista-obstetra e coordenador do Centro da Mulher do Hospital CUF Coimbra explica que “o foco da equipa é proporcionar cuidados de saúde de excelência que garantam uma resposta de alto nível a todas as necessidades assistenciais da mulher, alicerçados na personalização, humanização e optimização de resultados”.

“A mulher assume o papel de verdadeiro guardião dos cuidados de saúde da família e em casa, no emprego, na vida social, as exigências são cada vez maiores e vê-se forçada a esquecer-se de si própria e das suas necessidades. Apenas procura o médico perante um alerta evidente, mas a prevenção é possível e desejável” – de acordo com Daniel Pereira da Silva.

“Começando logo com o exame geral e ginecológico regular que é de grande importância, assim que é iniciada a vida sexual, depois é fundamental consultar o ginecologista regularmente, o que permite avaliar uma série de tópicos muito importantes”, refere o médico, acrescentando que “para além da avaliação do estado de saúde, prevê, entre outras áreas, o início de atitudes preventivas relacionadas com os cancros mais frequentes na mulher, casos do colo do útero e da mama”.

“A gravidez e, mais tarde, a menopausa, são outras duas fases cruciais na vida da mulher em que o seguimento regular e especializado permite prevenir complicações e garantir uma melhor saúde e qualidade de vida”, complementa.

Na área obstétrica, o Centro da Mulher disponibiliza “a melhor tecnologia ao nível ecográfico e obstetras especializados no seguimento da gravidez”. Já no que respeita à menopausa, a equipa do Hospital CUF Coimbra garante “um acompanhamento personalizado da mulher nesta fase, não apenas focado nos seus efeitos directos, como também no conjunto de doenças que podem estar associadas, como é o caso da osteoporose”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com