Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospitais do Centro continuam a aumentar número de camas

22 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Hospitais do Centro continuam a aumentar número de camas

Os hospitais da região Centro voltaram a aumentar a vagas em enfermaria para doentes da covid-19, totalizando agora 1 267 camas, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Na quinta-feira (21), foram abertas mais 41 camas na região, de acordo com aquele organismo, embora tenham sido internadas em enfermarias mais 47 pessoas.

No entanto, no mesmo período 82 pessoas em enfermaria tiveram alta hospitalar e duas em unidades de cuidados intensivos, fazendo baixar o número total de internados de 1 396 para 1 322.

O número de internados em unidades de cuidados intensivos não sofreu alteração, registando os mesmos 121 de quarta-feira (20).

Os óbitos em ambiente hospitalar também baixaram relativamente a quarta-feira, passando de 49 para 28.

Segundo a ARSC, no final do dia de ontem, os hospitais da região Centro dispunham de 1 267 camas activas em enfermaria e 136 em unidades de cuidados intensivos, com uma taxa de ocupação de 95 e 89 por cento, respectivamente.

A presidente da ARSC disse, inclusivamente, que foram adquiridas ao sector privado e social cerca de 150 unidades, quer para doentes covid como para os não covid.

Recorde-se que hoje abriu o Hospital Militar de Coimbra como Estrutura de Apoio de Rectaguarda (EAR) para doentes covid e que permitirá libertar cerca de 50 camas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – ver “Campeão Digital” (https://www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital191.pdf)