Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospitais de Coimbra criam linha de apoio emocional para pediatria

1 de Abril 2020 Jornal Campeão: Hospitais de Coimbra criam linha de apoio emocional para pediatria

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) activou, hoje, uma linha de apoio emocional pediátrica destinada aos filhos dos seus profissionais de saúde e à população pediátrica da região Centro, na sequência da pandemia da Covid-19.

A linha telefónica de apoio está disponível através do número de telemóvel 967 070 130, de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e as 17h00, informou o CHUC.

“No contexto da pandemia da Covid-19, torna-se fundamental implementar estratégias de suporte não só à população adulta, como também à população infantojuvenil”, salienta a estrutura hospitalar.

O Serviço de Pedopsiquiatria do CHUC esclarece que a linha tem como finalidade “disponibilizar uma intervenção de suporte, levada a cabo pelas equipas de psicologia, enfermagem e pedopsiquiatria, responsáveis pelo atendimento e orientação através de suporte emocional”.

“O objectivo consubstancia-se na intervenção nos problemas emocionais dos filhos dos profissionais de saúde do CHUC e da população pediátrica da região Centro ou dos cuidadores no desempenho deste papel”, revela a unidade de saúde.

“Há cerca de duas semanas que o CHUC tem disponíveis linhas telefónicas de atendimento para Apoio Psico-Emocional à população adulta, asseguradas através de um grupo de profissionais constituído por psicólogos da Unidade de Psicologia e psiquiatras do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria”, nota.

Tratam-se de equipas “que, optimizando recursos, se propuseram dar apoio psicoemocional de suporte aos profissionais do CHUC, através de uma linha dedicada, e aos doentes com Covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e à população em geral”, através de uma linha disponível diariamente entre as 09h00 e as 23h00, através do contacto de telemóvel 969 325 220.