Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospitais contam, agora, com a solidariedade do Movimento Coimbra Cuida

15 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Hospitais contam, agora, com a solidariedade do Movimento Coimbra Cuida

Começou por um grupo de amigos que se juntou para confortar os profissionais de saúde dos hospitais da cidade e, a 31 de Janeiro, tornou-se oficialmente no “Movimento Coimbra Cuida” (MCC).

A “imensa vontade em ajudar e cuidar surgiu da ideia de uma mãe, professora e voluntária na área da saúde, confrontada com a situação difícil vivida nos hospitais, mais concretamente com os da sua cidade, Coimbra”, tendo depois desafiado alguns amigos para se juntarem à sua “missão”. Cedo perceberam que “podiam chegar ainda mais longe” e, se inicialmente, apelaram “à generosidade de conhecidos e empresas para doarem bens em falta”, logo depois muitos outros se interessaram por esta onda de generosidade.

“Os bens não tardaram a chegar e da primeira entrega de oito almofadas ao Hospital dos Covões, oferecidas por particulares, muito se passou em apenas 12 dias. Desde o primeiro momento que o MCC se preocupa em responder às necessidades, procurando ser uma ponte entre quem dá e quem precisa. Todos os bens doados são documentados e uma listagem com a relação dos bens oferecidos é assinada por quem os recebe. É assim que garantem que todos os bens têm um final feliz, nas mãos de quem mais precisa”, revelam os promotores do Movimento.

Durante estas semanas, já foram entregues mais de 200 almofadas para posicionar e dar conforto aos doentes covid e, agora, o MCC vai passar, também, a “encaminhar cremes hidratantes para os profissionais de saúde e kits de higiene para os doentes internados”. Os bens que farão parte de cada kit vão desde a escova dos dentes, ao champô, passando pelo desodorizante, serão acondicionados em saquinhos confeccionados com ternura, por uma equipa de voluntárias séniores, que nas suas casas se dedicam à arte da agulha e do amor ao próximo”, nota o MCC.

Este Movimento assume, igualmente, “o compromisso do desperdício zero”, por isso, sempre que os bens não são necessários ou cujo prazo de validade se aproxima do fim, garantem que são enviados para quem deles estejam a precisar, nomeadamente pessoas e famílias carenciadas, através de organizações credíveis que também se encontram no terreno a ajudar.

Até agora, os bens doados destinam-se ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), mas são geridos através do MCC de forma a libertar o hospital desta coordenação, para se poder dedicar inteiramente à sua missão principal.

Cabe ao Movimento armazenar todos os materiais doados e entregar a quantidade necessária que lhes é solicitada em cada momento.

Os bens doados são, depois, entregues no Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), que não só abre as portas, como garante os jovens voluntários que asseguram a recepção dos bens, dentro do horário divulgado semanalmente nas páginas de Facebook e Instagram do Movimento. Semanalmente, e também aí, ao domingo, passarão a divulgar os bens prioritários.

Quanto aos interessados em participar neste Movimento solidário, se tiverem algo para doar, mas sem certezas de que poderá ser útil, basta entrar em contacto com o MCC através das redes sociais.

O MCC poderá ajudar ou sugerir encaminhamentos para onde os bens são mais necessários, pelo que “todos os contributos são bem-vindos”.

O Movimento Coimbra Cuida “vem reforçar a necessidade de que precisamos todos uns dos outros e a de que juntos vamos mais longe. Dizem que o caminho deste Movimento segue o trilho das necessidade e que não ficarão por aqui, porque a Missão continua. Afinal Coimbra ainda é uma lição”!