Coimbra  21 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Homenagem a Amália inicia “Semestre Europeu” em Coimbra

17 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Homenagem a Amália inicia “Semestre Europeu” em Coimbra

O espectáculo “Pitou – 100 anos Amália”, criado para a última edição do festival “Correntes de um só rio”, vai dar início ao “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra”, uma iniciativa da Câmara Municipal, que visa celebrar a Presidência Portuguesa da União Europeia e mostrar como Coimbra pode ser uma referência europeia no que à cultura diz respeito.

A homenagem a Amália é, assim, o “pontapé de saída” para um programa muito mais vasto e diversificado, e que se estende até Junho no Convento São Francisco, em Coimbra.

O centenário do nascimento de Amália Rodrigues é o mote para um espectáculo de música e dança que desta vez será transmitido online (Facebook e Youtube do Município e através da hiperligação semestreeuropeu.cm-coimbra.pt), hoje (domingo, 17), pelas 18h00, cumprindo assim as novas medidas decretadas pelo Governo para combater a covid-19.

O espectáculo foi recentemente gravado em exclusivo, no grande auditório do Convento São Francisco, pelo cineasta conimbricense António Ferreira, que realizou o recente filme “Pedro e Inês”. António Ferreira está, agora, ao serviço da memória de Amália, num espectáculo com a produção artística de Physis e Tarrafo e com direcção musical de Bernardo Moreira, no contrabaixo, juntando-se a ele Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano, Ricardo J. Dias no acordeão e ainda João Neves na voz.

O “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021” pretende “celebrar a multiplicidade das culturas dos países que integram a UE”, sublinha a autarquia conimbricense, notando que a programação será vasta e onde estarão representados, cultural e artisticamente, todos os países membros da UE (e pode ser consultada em coimbraconvento.pt).