Coimbra  3 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

História: João Pinho assinala 15 anos a investigar e a escrever

20 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: História: João Pinho assinala 15 anos a investigar e a escrever

No próximo domingo (dia 22), pelas 16h00, será lançado no salão da Casa do Povo de Souselas (Coimbra) o opúsculo “15 Anos: Investigar, Escrever, Empreender”, da autoria de João Pinho.

Trata-se de um marco na carreira deste investigador de Coimbra, que será apresentado por Isabel Vargues, professora do Departamento de Filosofia Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da UC, com o evento a ser abrilhantado por diversas intervenções e momentos culturais.

Investigador na área da História, em especial da local e regional, bem como do Poder Local, a monografia “Freguesia de Souselas – um povo com História” foi a sexta da autoria de João Carlos Santos Pinho, depois de Botão, S. João do Campo, Eiras, Santa Cruz e Arzila.

Trata-se de um trabalho a que espera dar continuidade, porque “todas as 31 freguesias de Coimbra merecem atenção”, sublinha o autor, crítico da actual reforma administrativa. Contudo, como também refere, “procurou compreender quais as razões do desinvestimento cultural nas monografias até concluir, com profunda tristeza, que tal resultava de intriguismo político e questões mal resolvidas, a que era de todo alheio”. “No fundo, pagava o justo pelo pecador, arcando as monografias e seu autor com os danos colaterais de guerras e guerrilhas que jamais desejara travar”, acrescenta.

O trabalho prossegue, assim, fora do concelho de Coimbra, tendo em mãos as monografias sobre Anobra (Condeixa) e Midões (Tábua), depois de ter sido membro das comemorações dos forais manuelinos de Serpins, Sabugal/Alfaiates, Condeixa-a-Nova e Botão. Faço também parte da Comissão Liberato, a qual desde 2013 vem procurando reabilitar a vida e obra de um ilustre liberal nascido no Município de Coimbra.

Desvendando semanalmente, no nosso Jornal, aspectos da História, João Pinho também foi o autor, para o “Campeão das Províncias”, da revista “ Conhecer Bissaya-Barreto”, um suplemento com a edição de 05/05/2008.

Entre outros seus trabalhos contam-se vários livros, nomeadamente “O Ninho dos Pequeninos, 8 décadas a fazer sorrir as crianças”, “O Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos HUC”, por ocasião dos seus 25 anos ao serviço da saúde, “Orima – 40.º aniversário: Um Homem, Uma

Obra, Uma Equipa”, sobre a empresa fundada por Mário Miranda de Almeida.