Coimbra  3 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Herbário da Universidade de Coimbra lança catálogo online

5 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Herbário da Universidade de Coimbra lança catálogo online

O Herbário da Universidade de Coimbra (COI) lança, hoje, o seu novo Catálogo Online com uma sessão, pelas 17h00, no Colégio de São Bento (anfiteatro III) e uma visita guiada às instalações do herbário.

As novas funcionalidades do catálogo permitem “uma navegação optimizada pelos 74 000 exemplares informatizados, incluindo 3 336 exemplares-tipo”, refere a Universidade de Coimbra.

Na sessão também serão apresentados dois novos ‘kits lúdico-didácticos’, que ficarão disponíveis para venda online e apelam ao coleccionismo.

Um dos conjuntos promove o contacto simples com as plantas, utilizando-as para efeitos decorativos, enquanto o outro, de cariz científico, “divulga as famílias das plantas da flora portuguesa à medida que o utilizador vai construindo o seu herbário”.

Com cerca de 800 000 exemplares, o COI do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que representa “a maior colecção biológica portuguesa”, tem-se “empenhado em facilitar o acesso à informação que a colecção contém, contribuindo assim para o esforço global em acelerar o estudo da biodiversidade”.