Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Helicóptero já se encontra a operar no Aeródromo Municipal da Lousã

7 de Abril 2024 Jornal Campeão: Helicóptero já se encontra a operar no Aeródromo Municipal da Lousã

Está concluída a intervenção de adaptação à nova legislação aeronáutica no Aeródromo Municipal da Lousã e foi reaberto o espaço aeronáutico, tendo o helicóptero regressado a este equipamento.

De forma a cumprir com as novas exigências operacionais, foi efectuada pavimentação asfáltica nas três placas de estacionamento dos helicópteros, pintura das placas conforme legislação em vigor, guiamento de três linhas sinalizadoras dos helicópteros da pista 11- 29 às placas de estacionamento, marcação na pista 11 – 20 das lindas do eixo da pista e das cabeceiras e reparada toda a vedação do perímetro do espaço “AR”.

Este é um investimento de cerca 73.000 euros, que soma a outros na área da Protecção Civil e Socorro que a Autarquia da Lousã tem efectuado como comprova a recente aquisição de uma viatura de socorro para os Bombeiros Municipais da Lousã.

A ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil, emitiu o Certificado ao Aeródromo no passado dia 26 de Março, tendo posteriormente a ANEPC – Autoridade Nacional Emergência e Protecção Civil, no passado dia 30 de Março, feito o Auto de Aceitação das condições dos Centros de Meios Aéreos, com reposição da sua total operacionalidade, nomeadamente em operações de combate aos fogos rurais.

O Aeródromo Municipal da Lousã está aberto ao tráfego ligeiro com peso máximo à descolagem de 5.700 kg, operando em condições visuais, segundo as regras de voo visual, do nascer ao pôr- do sol.