Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hábitos e hobbies da sociedade actual: como os portugueses se têm entretido…

11 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Hábitos e hobbies da sociedade actual: como os portugueses se têm entretido…

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. A frase é parte integrante da lírica Camoniana, uma das mais ricas heranças do património cultural português que teima em resistir ao fenómeno de erosão que o tempo constitui. Se, por um lado, a poesia de Camões tem perdurado à mudança de tempos e vontades, os hábitos dos portugueses e os seus hobbies têm mudado bastante à medida que o tempo passa, fenómeno indissociável da globalização e do manancial de conteúdos e opções de entretenimento que hoje em dia temos à disposição.

O impacto da globalização

A globalização carateriza-se como um fenómeno que veio potenciar uma grande troca/partilha de costumes, hábitos e mercadorias em diversos âmbitos. Neste caso concreto, interessa-nos olhar e abordar este fenómeno no âmbito cultural, sendo que alguns especialistas defendem a existência da chamada “padronização cultural”, quando gostos e interesses são idênticos, além de hábitos de consumo  serem voltados para os mesmos produtos ou peças de entretenimento. Se quisermos olhar para o caso concreto do nosso património cultural nacional com exposição no mundo, podemos tomar o Fado como exemplo, com artistas como Amália Rodrigues sendo uma boa referência do alcance dessa expressão cultural.

O avanço tecnológico que o mundo tem vindo a conhecer nos últimos anos deve ser encarado como a “força motriz” das mutações que se têm verificado, factor preponderante para alavancar este tipo de processo associado à globalização. E é por aí que devemos começar a nossa abordagem, pois é nos meios e recursos tecnológicos e naquilo que podemos com eles realizar que reside uma quantidade assinalável de opções que acabam tornando-se hobbie tanto dos portugueses quanto de boa parte da população mundial.

Serviços de streaming

A instantaneidade e a flexibilidade são traços identitários dos nossos dias. A vontade de querer ter acesso a algo no imediato, resultante da facilidade no acesso a tudo através de uma ligação à internet e da posse, por exemplo, de um simples dispositivo móvel, leva-nos a valorizar essa instantaneidade e a posiconá-la como fator determinante na atualidade. Hoje, quando queremos ter acesso a alguma informação ou conteúdo, podemos fazê-lo imediatamente. Esperar por determinado horário para assistir a certo filme ou série (a menos que se tratem de novos episódios) é algo que faz parte do passado. Coleccionar cassetes ou DVDs, também. Os serviços de streaming têm vindo a vingar no mercado global e os clientes são cada vez mais. No seu sofá, através da sua televisão ou do seu dispositivo móvel, poderá assistir e aceder aos conteúdos da sua preferência. A Netflix, o Amazon Prime e a HBO são serviços de streaming que, nos dias que correm, constam nas preferências dos portugueses, assim como o Spotify ou o Tidal quanto à vertente musical.

Videojogos

Os jogos também são um dos principais hobbies dos portugueses e chegam ao cotidiano por meio de consolas distintas, que vão desde o computador ao mais recente PlayStation, sem esquecer das inúmeras opções disponíveis para jogar no seu telemóvel ou tablet, nomeadamente nas lojas dos sistemas operativos Android e iOS. Seja jogos de desporto, clássicos ou de batalha, há opções para todos os gostos. Para além dos ditos videojogos, também os jogos de sorte e azar fazem parte dos hobbies dos portugueses. Modalidades tradicionais, como slots, poker ou blackjack, costumam ser as líderes de preferência, o que não impede que outros jogos venham ganhando cada vez mais espaço. O keno, por exemplo, jogo simples e que atrai as pessoas por misturar as características do bingo e da lotaria, é uma das modalidades que vêm conquistando os portugueses, tanto que em plataformas como Casinos.pt pode-se verificar uma lista de páginas confiáveis que possibilitam desfrutar do keno, além de conhecer um pouco mais sobre a história desse jogo e compreender como jogá-lo. Os jogos multiplayer também costumam ser queridos pelo público, permitindo divertir-se em simultâneo com amigos ou conhecidos que partilhem o gosto pelos mesmos jogos.

Compras online

Adquirir produtos numa das diversas plataformas online de vendas com inúmeros produtos é algo que os portugueses também têm vindo a fazer cada vez mais. Mesmo que não adquiram qualquer produto, os portugueses tendem a visitar estes sites para ficar a conhecer novos produtos, verificar o preço médio de certos artigos e estabelecer comparações com os preços praticados em lojas físicas. Amazon e eBay são bons exemplos de plataformas muito visitadas para o efeito.

Estas são apenas algumas das formas que os portugueses utilizam para ocupar os seus “tempos mortos”, pelo que podemos chamar às mesmas de hobbies. Haverá muitas mais que estas atendendo ao “sem fim” de possibilidades que existem nos dias de hoje, potenciadas pelo avanço das tecnologias e das conjunturas atuais. A constante ligação à rede e a disponibilidade de dispositivos móveis também deve ser encarada como um factor particularmente importante neste processo de globalização que resultou no aparecimento de novos hobbies.