Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Habitação na Coimbra Quinhentista em debate no Arquivo da Universidade de Coimbra

12 de Abril 2024 Jornal Campeão: Habitação na Coimbra Quinhentista em debate no Arquivo da Universidade de Coimbra

Na próxima sexta-feira, dia 19 de Abril, terá lugar mais uma sessão das Conversas Abertas na Sala D. João III, no Arquivo da Universidade de Coimbra. Desta vez, o tema em destaque será “Formas de Habitação na Coimbra Quinhentista”, numa palestra conduzida por Luísa Trindade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A entrada é livre e, após a exposição do tema, haverá um período aberto para intervenções e debates entre os participantes.

A palestra não se limitará apenas à caracterização física das habitações, mas também abordará as implicações socioculturais e legislativas, destacando a tensa relação entre espaços privados e públicos. Luísa Trindade pretende, assim, chamar a atenção para um património histórico frequentemente ameaçado devido à falta de compreensão e conhecimento.

Luísa Trindade é especialista em História da Arte e professora Associada com Agregação no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além disso, é investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura e colabora com o Instituto de Estudos Medievais da FCSH NOVA.

A sessão terá lugar na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra, às 18h00, com o apoio do Blogue “A’Cerca de Coimbra” e do Clube de Comunicação Social de Coimbra.

As próximas sessões das Conversas Abertas estão agendadas para 31 de Maio, 28 de Junho e 12 de Julho.