Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Há “ingredientes da vida” em dois meteoritos caídos na Terra

11 de Janeiro 2018

Dois meteoritos, que caíram na Terra, há 20 anos, contêm “ingredientes da vida”, como água líquida, aminoácidos e hidrocarbonetos, revela um estudo, divulgado ontem (quarta-feira).

De acordo com a investigação, noticiada pela Agência Lusa e publicada pela revista Science Advances, trata-se dos primeiros meteoritos a serem encontrados com tais ingredientes.

Uma das quedas ocorreu, em Março de 1998, no Texas (EUA); a outra, volvidos cinco meses, em Marrocos (perto do Algarve).

Uma equipa internacional de cientistas inferiu os resultados a partir da análise, com técnicas de microscopia e raios-X, de amostras de pequenos cristais de sal, recolhidos dos meteoritos.

O estudo, feito parcialmente no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA), sugere que o planeta-anão Ceres, localizado entre Marte e Júpiter, pode ser a fonte dos compostos orgânicos detectados.

Os pequenos cristais, contendo aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água, são mais finos do que um fio de cabelo.

Os investigadores defendem que os vestígios microscópicos de água remontam à «infância» do sistema solar (formado há 4,50 mil milhões de anos).

“Tudo leva a concluir que a origem da vida pode estar noutros lugares”, afirmou a autora principal do estudo, Queenie Chan, investigadora da The Open University (Reino Unido), citada, em comunicado, pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com