Coimbra  15 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Guia prático de râguebi para implementar modalidade em instituições

13 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Guia prático de râguebi para implementar modalidade em instituições

O Guia Prático do projecto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, que a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC) agora disponibilizam online aos interessados em desenvolver esta actividade desportiva.

Elaborado com o envolvimento dos diversos parceiros desta iniciativa, é um instrumento essencial para replicar noutras instituições de solidariedade social a experiência da APCC na modalidade.

Neste documento, o ‘tag rugby’ adaptado – uma vertente sem contacto, que pode ser jogada por todos – é introduzido a partir da descrição dos seus princípios (objectivo, campo, regras, defesa, ataque, sem placagem, árbitro e treinador, aplaudir o adversário). Propõe-se, ainda, uma metodologia de ensino e são descritos diversos exercícios que permitirão passar da teoria à prática (avançar e fintar, passe e recepção, passe e apoio, progressão para jogo).

O Guia Prático Line Break – Rugby Inclusivo é da autoria de João Costa (coordenador do projecto, fisioterapeuta na APCC, ex-jogador e árbitro), Carlos Polónio (director técnico regional do CRRC e treinador da equipa de râguebi da APCC) e Rui Carvoeira (técnico da ARCIL e ex-seleccionador nacional de sub-18). Pode ser consultado ou descarregado no site da APCC, em www.apc-coimbra.org.pt.

O projecto Line Break – Rugby Inclusivo tem como objectivo aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva, através da capacitação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino do râguebi adaptado e do apoio à sua dinamização noutras instituições. Pretende-se oferecer uma nova modalidade desportiva inclusiva, que poderá ser praticada em conjunto por pessoas com ou sem deficiência, assim promovendo a inclusão e o desenvolvimento de características pessoais, físicas e sociais.

São parceiros no Line Break – Rugby Inclusivo a APCC (entidade promotora), o CRRC, a ARCIL e a APPACDM de Vila Nova de Poiares.

Este projecto é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projectos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.