Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Grupo Eugin instala-se em Portugal

27 de Junho 2023 Jornal Campeão: Grupo Eugin instala-se em Portugal

O Grupo Eugin, uma referência internacional em procriação medicamente assistida e tratamentos de fertilidade, anunciou a abertura da sua primeira unidade clínica em Portugal. A multinacional, já presente em 11 países, escolheu Coimbra como localização para o novo centro, que será apresentado publicamente no dia 4 de Julho, terça-feira, às 18h00, com o lema “cuidar, desde o princípio”.

A nova clínica, situada na Rua Filipe Hodart, n.º 12, em Celas, conta com instalações de última geração e oferecerá soluções personalizadas para pacientes nacionais e estrangeiros. Com um investimento superior a 1,5 milhões de euros, o centro possui salas de consultas, bloco operatório, laboratórios próprios e quatro espaços inovadores chamados de “ninhos”. Esses espaços são projectados para proporcionar um atendimento acolhedor e confortável, conectados às salas de exames, permitindo uma maior agilidade e eficácia nos tratamentos que requerem procedimentos especializados.

Eduardo González, CEO do Grupo Eugin, destaca a importância estratégica de Portugal para a expansão da empresa e expressa o desejo de ampliar a presença do grupo no país. O CEO salienta a colaboração com a Prof. Doutora Teresa Almeida Santos, uma renomada especialista internacional em Medicina da Reprodução, como garantia de sucesso para o primeiro centro português.

Fundado há 25 anos, o Grupo Eugin faz parte do grupo alemão Fresenius Helios e é composto por uma rede de 69 centros de reprodução assistida e fertilidade em todo o mundo. Com uma reputação sólida e infra-estruturas pioneiras, o grupo já ajudou a trazer ao mundo mais de 265.000 bebés desde a inauguração da sua primeira clínica em Barcelona, em 1998. Anualmente, realiza mais de 45.000 tratamentos. Agora, com a chegada a Portugal, o Grupo Eugin posiciona-se para se tornar líder mundial nessa área.

A coordenação científica da clínica de Coimbra é da responsabilidade da Prof. Doutora Teresa Almeida Santos, especialista internacionalmente reconhecida, que exerce actualmente os cargos de secretária da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia. É directora do Serviço de Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia e Medicina Reprodutiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde já desempenhou os cargos de directora do Serviço de Reprodução Assistida e do Laboratório de Biologia da Reprodução e professora da Faculdade de Medicina de Coimbra. Teresa Almeida Santos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, entre 2012 e 2018, e ocupou vários cargos na Sociedade Europeia de Ginecologia, de 2007 a 2017.

O sector da procriação medicamente assistida e fertilidade encontra-se em crescimento em Portugal, com a operação de 25 instituições nacionais e a presença de dois grupos internacionais. Segundo a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, aproximadamente 9.800 tratamentos são realizados anualmente no país. Além disso, Portugal é um dos países europeus que permite o conhecimento da identidade das doadoras de óvulos e esperma desde Abril de 2018, juntamente com a Áustria, Finlândia, Holanda, Suécia e Reino Unido.

A equipa da Eugin Portugal em Coimbra é composta pela coordenadora científica e médica ginecologista Prof. Doutora Teresa Almeida Santos, a directora médica e ginecologista Ana Filipa Ferreira, a médica ginecologista Ana Sofia Pais, o director geral Fernando Silva, a psicóloga Mariana Moura Ramos, a geneticista Joana Salgado, as gestoras de pacientes Maria Joana Marques, Ana Campos e Joana Pereira, a enfermeira coordenadora Sara Figueiredo, as embriologistas sénior Ana Paula Sousa e Mónica Marques, a enfermeira Melanie Pais e a enfermeira Filipa Leite.