Coimbra  9 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Grupo do Beco e APBC promovem o “verdadeiro” Carnaval na “Baixa”

21 de Fevereiro 2020

Um Carnaval brasileiro “genuíno e simples” é o que vai ter lugar na “Baixa” de Coimbra, no próximo domingo (23) e terça-feira (25), numa iniciativa da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e o Grupo do Beco.

“Vai ser um Carnaval brasileiro diferente do que estamos habituados, mas muito genuíno, quer no samba, quer nos fatos e com uma dinâmica especial”, explicou Assunção Ataíde, presidente da APBC.

A atracção de pessoas ao centro histórico da cidade é uma mais-valia desta iniciativa que, para além disso, reforçou a responsável, “é uma forma de chamar os brasileiros que vivem em Coimbra e, particularmente, na ‘Baixa’”.

O grupo foi criado pela comunidade brasileira do concelho, entre estudantes, trabalhadores e empresários, e será apoiado por uma bateria de 25 instrumentos, que espera levar até à cidade o espírito festivo do Brasil.

“Queremos trazer a nossa cultura”, vincou João Abreu, membro do grupo, adiantando que entre os membros não há só músicos profissionais, mas também vários amadores que apenas querem participar na festa.

Com já 200 foliões inscritos, os desfiles, abertos a todo o público, vão começar no Terreiro da Erva, passam pela praça 08 de Maio e terminam no largo da Portagem, e com início pelas 17h00.

No Brasil, o bloco, ao contrário das escolas de samba, é uma agremiação meio informal, sem qualquer intuito competitivo.

Este ano, será a primeira vez que o Grupo do Beco tocará em público, procurando reproduzir o ambiente de um bloco de Carnaval no Brasil, explicou. “Queremos mostrar não só a festa, mas a nossa cultura, o nosso jeito de ver o mundo, a nossa forma de estar, e que, mesmo com dificuldades, conseguimo-nos divertir. Estamos aqui para ensinar e aprender, mutuamente”, vincou Rodrigo Silveira, também do grupo.

Coimbra “só tem a ganhar com esta riqueza de culturas que é trazida para a sua cidade”, salientou, por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.

Já Assunção Ataíde sublinhou que este será “um evento de partilha e de alegria, que a ‘Baixa’ tanto precisa”.

O Grupo do Beco vai estar em “modo Carnaval” já a partir de hoje, com várias iniciativas todas as noites, mas os pontos altos da programação serão os dois desfiles, no domingo e terça-feira, a partir das 17h00.

Nos dois dias haverá, ainda, uma matiné infantil, a partir das 11h00, no Terreiro da Erva.

Para além do Grupo do Beco, participam neste evento o Colectivo Vozes do Mundo e Doceria Doce Amor.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com