Coimbra  26 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Grupo Bluepharma celebra 20 anos e prepara investimento de 200 milhões de euros

8 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Grupo Bluepharma celebra 20 anos e prepara investimento de 200 milhões de euros

O Grupo Bluepharma celebra 20 anos em 2021, ano em que prepara um plano estratégico de crescimento que representa um investimento de 200 milhões de euros para os próximos 10 anos, sublinhando-se que, em 2020, volume de negócios não consolidado atingiu os 75 milhões de euros, resultado de um crescimento que ultrapassou os 20 por cento.

“2020 foi um ano muito positivo para a Bluepharma, foi um ano de consolidação, de muito trabalho e, mais uma vez, de forte aposta na inovação e exportação. Factores chave para nós e que também contribuíram para fecharmos o ano com este crescimento superior a 20 por cento”, refere Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma.

O responsável notou que, actualmente, o grupo fornece “mais de 100 empresas e exporta cerca de 88 por cento da produção, para mais de 40 países, algo que nos coloca entre as 1 000 maiores empresas a operar em Portugal e entre as maiores exportadoras a nível nacional”.

Em 2021, o ano em que celebra o seu 20.º aniversário, o grupo farmacêutico apresenta no seu plano estratégico de crescimento, o projecto “Bluepharma Acelera 2030”, que estará concluído no decorrer de 2022, com a ampliação das actuais instalações, em São Martinho (Coimbra), bem como a construção de uma nova unidade industrial “state of the art” para a produção de formas sólidas orais potentes, em Eiras (Coimbra), um investimento global próximo dos 50 milhões de euros.

Ainda no âmbito deste plano de investimento, está prevista a construção do Bluepharma Park, que dará origem ao maior parque tecnológico do cluster farmacêutico, a nível nacional, numa área total de 6,5 hectares, com 35 000 metros quadrados de área coberta, e cujo o investimento rondará mais de 150 milhões de euros.

O presidente da Bluepharma revela, ainda, que “em 2021 a Bluepharma entrará na fase de ‘Aceleração do Crescimento’ para a qual em muito contribuem todos estes projectos, altamente tecnológicos, sofisticados e inovadores, promotores de exportações de alto valor acrescentado”.

“Nestes quase 20 anos, desenvolvemos tecnologias maioritariamente para mercado internacional e estabelecemos diversas parcerias a nível mundial, portanto, acreditamos que o futuro será de crescimento, como tem sido até aqui”, finaliza Paulo Barradas Rebelo.