Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Grande Prémio de Teatro vai ter nome de Carlos Avilez

29 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Grande Prémio de Teatro vai ter nome de Carlos Avilez

O Grande Prémio de Teatro Português da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e do Teatro Aberto vai passar a chamar-se “Prémio Carlos Avilez”. O anúncio foi feito pela SPA, que sublinhou que esta alteração representa uma homenagem ao encenador que morreu em Novembro do ano passado.

“A SPA e o Novo Grupo/Teatro Aberto decidiram manter a atribuição do prémio anual para textos inéditos de teatro, passando a chamar-lhe Prémio Carlos Avilez, em homenagem ao fundador do Teatro Experimental de Cascais, que foi durante décadas um dos mais talentosos e inovadores encenadores portugueses”, salienta a SPA. A mesma reitera que este prémio “é atribuído desde 1997, tendo as peças premiadas sido levadas à cena regularmente pelo Novo Grupo/Teatro Aberto”.

A totalidade de peças vencedoras vão integrar um livro a ser editado em breve. Recorde-se que, em 2023, o vencedor do Grande Prémio foi Patrício Torres, com o texto “Não vos arrancarei a língua, momentos há em que as palavras nos abandonam”. Entre os premiados, desde 1997, estão ainda “Às vezes neva em Abril”, de João Santos Lopes, “Pela Água”, de Tiago Correia, entre outros.

Carlos Avilez estreou-se profissionalmente no Teatro Experimental do Porto (TEP). Em 1964, dirigiu o Circulo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), onde encenou uma peça de Federico García Lorca. Um ano mais tarde, em 1965, foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Cascais (TEC). Faleceu a 22 de Novembro de 2023, aos 88 anos.

Fotografia: José Sena Goulão

Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)