Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo: Ex-líder do Município de Aveiro coadjuva novo ministro

17 de Fevereiro 2019

Pedro Nuno Santos

 

Alberto Souto, ex-presidente da Câmara de Aveiro, vai ser secretário de Estado adjunto do novo ministro Pedro Nuno Santos.

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares durante mais de três anos, Pedro Nuno Santos é um dos substitutos de Pedro Marques, que era titular do Ministério do Planeamento e Infra-estruturas (MPI) e vai encabeçar a lista de candidatos do PS a deputados ao Parlamento Europeu.

Como antecipou, sexta-feira (15), o “Campeão”, através da edição electrónica, Nelson de Souza, que também era secretário de Estado coadjuvando Pedro Marques, é promovido a ministro do Planeamento (sob cuja alçada irá ficar o dossiê dos fundos provenientes da União Europeia).

O MPI dá lugar à pasta do Planeamento – onde Nelson de Souza vai ter como secretária de Estado do Desenvolvimento Regional a até agora presidente da Câmara de Abrantes, Céu Albuquerque – e ao Ministério confiado a Pedro Nuno Santos, Infra-estruturas e Habitação, sendo esta segunda área proveniente da alçada do ministro João Pedro Matos Fernandes.

Mariana Vieira da Silva, que era secretária de Estado adjunta de António Costa, ascende a ministra da Presidência do Conselho e da Modernização Administrativa, sucedendo a uma catedrática da Universidade de Coimbra, Maria Manuel Leitão Marques, que também fará parte do elenco de candidatos a eurodeputados.

A Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares passará a ter como titular Duarte Cordeiro, que era vereadora da Câmara de Lisboa.

Por um lado, a promoção de Nuno Santos permite a António Costa premiá-lo pelo desempenho como governante no hemiciclo de S. Bento, onde exerceu papel de relevo na obtenção de entendimentos entre o PS, o Bloco de Esquerda (BE), o PCP e o Partido “Os Verdes”; por outro, aprovado o Orçamento do Estado para 2019, o primeiro-ministro pode prescindir dele na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Potencial sucessor de António Costa na liderança socialista, na próxima década do presente século, Santos foi secretário-geral da JS e timoneiro da Federação distrital do PS/Aveiro.
Além de Pedro Nuno, são potenciais líderes do PS o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, e Pedro Marques.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com