Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo distingue Federação na ‘Gala dos Campeões’ da canoagem

28 de Janeiro 2019

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, acolheu a ‘Gala dos Campeões, que distinguiu os melhores canoístas portugueses e deu à Federação Portuguesa de Canoagem uma das mais altas condecorações desportivas nacionais: a medalha de Honra de Mérito Desportivo.

A cerimónia, que teve lugar no sábado (26), juntou o mundo da canoagem e teve como protagonistas os atletas que têm levado o nome de Portugal mais além, mas também a própria Federação Portuguesa de Canoagem que recebeu a medalha de Honra de Mérito Desportivo das mãos do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

“Esta medalha é vossa e é por tudo aquilo que o país deve à canoagem”, afirmou o governante, que tutela a área do Desporto e que se disse “apaixonado” pela canoagem. O ministro admitiu que a canoagem portuguesa “já é uma potência mundial e uma referência nacional quando falamos de modalidades”, reforçando a afirmação com “a consistência de resultados ao longo dos últimos anos e a projecção que a canoagem granjeou”, antes, ainda, de lembrar “o ano excepcional de 2018”.

A distinção foi entregue sem aviso prévio, pelo que surpreendeu todos os presentes, incluindo o presidente da Federação, Vítor Félix, que agradeceu a condecoração, assumindo tratar-se de “um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela família da canoagem”. “Foi uma agradável surpresa esta distinção do Governo português”, prosseguiu o responsável, admitindo o seu orgulho por a canoagem nacional ser “uma modalidade de referência”.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem assumiu, ainda, que 2018 foi “um grande ano”, sublinhando que a modalidade é “uma das maiores referências do desporto português”.

A ‘Gala dos Campeões’ premiou os atletas, dirigentes, treinadores, clubes e autarquias, que se distinguiram na modalidade durante o ano passado.

Fernando Pimenta venceu o prémio ‘Atleta Masculino do Ano’, pelas conquistas dos títulos de campeão do Mundo em K1 1.000 metros e em K1 5.000 metros no Campeonato do Mundo de Velocidade, disputado em Montemor-o-Velho, em Agosto de 2018. O canoísta afirmou tratar-se de “um grande orgulho”.

O ‘Troféu Fair-Play’ foi entregue a José Ramalho, premiando assim o esforço e a tenacidade do maratonista no Campeonato do Mundo de Maratona, em Setembro de 2018, em Vila Verde, uma prova durante a qual um problema no kayak o impediu de lutar pelo título mundial. Sem “baixar os braços”, o canoísta do Clube Fluvial Vilacondense lutou até ao fim e completou uma prova épica.

Maria Rei recebeu o prémio ‘Atleta Feminina do Ano’, por ter conquistado o título de campeão do Mundo de juniores em K1 1.000 metros.

Já Hélio Lucas, técnico nacional, foi agraciado com o prémio de ‘Treinador do Ano’, enquanto Messias Baptista, que integrou o K4 500 metros no Mundial de Velocidade, em Montemor-o-Velho, recebeu o prémio de ‘Jovem Promessa’.

O prémio de ‘Equipa do Ano’ foi para o K2 500 e 200 metros, formado por Joana Vasconcelos e Teresa Portela, que, em 2018, se sagraram campeãs da Europa em K2 200 metros.

A ‘Gala dos Campeões’ foi organizada em parceria com o Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra, tendo sido distinguidos com diplomas cerca de 300 atletas campeões nacionais de 2018 e vencedores das primeiras pagaiadas do ano passado, os clubes campeões nacionais por especialidade, o vencedor do ranking nacional de veteranos (Clube de Canoagem de Amora) e o vencedor do ranking nacional 2018 (Clube Náutico de Ponte de Lima).

Foram ainda galardoados, entre outros, os atletas internacionais que representaram Portugal em Campeonatos do Mundo e da Europa e homenageados os técnicos nacionais.

Os municípios de Montemor-o-Velho e Vila Verde e o Clube Náutico de Prado foram distinguidos como forma de reconhecimento pelo apoio dado, em 2018, à organização dos Campeonatos do Mundo de Velocidade e de Maratona.

 

FOTO: Federação Portuguesa de Canoagem

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com