Coimbra  16 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Governo anuncia 20 milhões para a defesa da floresta

19 de Maio 2019

Os apoios disponibilizados pelo Governo para reforçar a defesa da floresta contra pragas e doenças tem já candidaturas abertas e ascende aos 20 milhões de euros.

O concurso “apoia investimentos na prevenção e controlo de agentes bióticos nocivos com escala territorial relevante, e circunscritos a determinadas áreas críticas e prioritárias, para o pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro e azinheira, castanheiro e eucalipto”, revela o Estado, em comunicado.

As áreas prioritárias estão identificadas e entre as pragas abrangidas está a processionária do pinheiro, a vespa das galhas do castanheiro, o gorgulho do eucalipto e ainda o nemátodo da madeira do pinheiro.

O apoio é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural-PDR2020, sendo a verba distribuída pelos cinco sistemas florestais já mencionados, entre oito e dois milhões de euros.

Cada beneficiário pode apresentar até três candidaturas (uma por cada sistema) e, no caso dos povoamentos mistos, com excepção do sistema florestal sobreiro e azinheira, poderão ser submetidas duas candidaturas, uma por cada espécie.

As candidaturas decorrem até 28 de Junho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com