Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis prepara Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto

12 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Góis prepara Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto

Com o final da época natalícia e a chegada do novo ano, o concelho de Góis já está a pensar na festividade que se segue: o Carnaval. A emblemática Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto está de regresso, no dia 11 de Fevereiro, para a sua 18ª edição. O evento deverá ter início às 8h30 e o seu percurso incluirá as Aldeias de Xisto do concelho, nomeadamente, Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena. A iniciativa contará com os gaiteiros da Rainha Santa.

 “Nas Aldeias do Xisto de Góis, o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objectos velhos, algo que ocultasse o rosto. Os mais criativos e engenhosos usavam uma máscara feita a partir de cortiça, a imagem de marca da iniciativa que ainda hoje acontece”, explica a organização do evento. Esta tradição, que foi recuperada pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, mantém-se a cada ano que passa e anima todas as aldeias da região no Carnaval.

 Para que tudo corra como o esperado são necessários disfarces feios, diabólicos e feitos em cortiça. Devem ainda garantir o conforto de quem as usa ao longo da corrida. Terminado o percurso, segue-se o almoço no valor de 10€ por pessoa. Durante a tarde, “há espaço para as já habituais actividades, como o bailarico ao som das concertinas, o Jogo do Pau, a queima do Entrudo, o atelier de máscaras de cortiça e a declamação das quadras jocosas”, indica a organização.

A participação na XVIII Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto é gratuita, contudo, requer inscrição prévia. Esta poderá ser realizada através do contacto 969 847 852 ou do email projectos.lousitanea@gmail.com.

Cátia Barbosa
(Jornalista do “Campeão” no Porto