A Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, inaugurou, no passado sábado, dia 26, os Passadiços do Cerro da Candosa.
A presidir a sessão inaugural esteve presente Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior.
O investimento no projecto turístico, que tem como objectivo fundamental valorizar o património natural e cultural, ultrapassou os 160 mil euros e foi assegurado a 50% pela Junta de Freguesia, tendo sido os custos remanescentes partilhados entre a Câmara Municipal e a Cooperativa.
Os Passadiços do Cerro da Candosa percorrem um dos locais mais enigmáticos da Freguesia de Vila Nova do Ceira. As fragas quartzíticas onde se ergue a Capela de Nossa Senhora da Candosa integram a crista que atravessa toda a região e se estende entre a Serra do Penedo, mais conhecida por Penedos de Góis, e a Serra do Buçaco. O desfiladeiro rochoso, que, ao longo dos tempos, foi desgastado, lavado e talhado pelo Rio Ceira, culmina num canhão fluvial de rara beleza – o Cabril ou Portas do Ceira – local onde o rio aparenta ter furado transversalmente uma crista rochosa. Portas do Ceira é um dos mais belos tesouros naturais da Região Centro. As paredes íngremes do desfiladeiro são utilizadas para a prática de desportos radicais e o alto do cerro está desde tempos imemoriais ligado à Lenda da Senhora da Candosa.
Apresentação do Percurso
Distância a percorrer (aproximada): 600 m | 1,2 km (ida e volta)
Altimetria (aproximada): 186 m (mínima) | 244 m (máxima)
Duração (aproximada): 30 a 45 minutos
Variação altimétrica: 58 m
Nível de dificuldade: moderada
Tipo de percurso: linear
Âmbito: natural e cultural