Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis dá continuidade aos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

26 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Góis dá continuidade aos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

A Câmara Municipal promoveu uma reunião de trabalho para dar continuidade aos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” no concelho de Góis.

O grande objectivo que norteou este encontro entre a autarquia, as quatro Juntas de Freguesia – Alvares, Cadafaz e Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira – e a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, sob liderança do presidente da Câmara, Rui Sampaio, “foi consertar estratégias no sentido de obter o maior sucesso na prossecução dos Programas, que foram temporariamente interrompidos no contexto da pandemia de covid-19”, esclarece o Município.

Os Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” foram instituídos pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de Outubro, e têm como principal objectivo implementar, à escala local, um conjunto de actividades que poderão ser desempenhadas em prol da protecção e segurança das pessoas e dos seus bens, face à iminência ou ocorrência de incêndios rurais.

A Câmara Municipal acrescenta que, na identificação dos aglomerados com prioridade para implementação do programa, “foi feita uma análise minuciosa, que cruzou o mapa de distribuição dos aglomerados populacionais com a carta de perigosidade de incêndio, estabelecida no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo-se identificado os aglomerados que se encontram localizados nas classes de perigo de incêndio mais elevadas, atendendo à posição geográfica e a constrangimentos de acesso aos aglomerados”. Foram contabilizados 47 aglomerados nas quatro freguesias. Em cada localidade, numa parceria concertada com cada Freguesia, serão realizadas e/ou definidas diversas acções.