Coimbra  17 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis activa Plano Municipal de Emergência e evacua 27 aldeias

20 de Junho 2017

O incêndio no concelho de Góis, que desde sábado (17) não tem dado tréguas a bombeiros e populações, motivou a activação do Plano Municipal de Emergência, numa altura em que foram já evacuadas 27 aldeias.

A informação da evacuação das população foi adiantada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, adiantando que as pessoas estão a ser acolhidas no quartel dos Bombeiros de Góis.

A combater o fogo que lavra no concelho estão já mais de 1 000 operacionais, sendo esperados reforços nas próximas horas devido às constantes mudanças de vento que levaram à progressão do fogo.

“O que importa é a protecção das pessoas e é nisso que estamos a trabalhar. Pedimos a que não saiam das suas residências, pois a GNR está a efectuar um trabalho de muita proximidade com a população”, acrescentou o governante.

O município de Góis faz fronteira com Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, para onde as chamas progrediram, após deflagrarem no sábado, em Fonte Limpa.

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que 80 bombeiros espanhóis chegam, hoje, a Portugal para ajudar no combate deste incêndio.

Já em Pedrogão Grande, o incêndio voltou a alastrar, tendo obrigado à evacuação de 13 aldeias na zona Este do incêndio, disse fonte da Protecção Civil.

Este incêndio, que alastrou a outros concelhos limítrofes, provocou 64 mortos e mais de 150 feridos, de acordo com o último balanço.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com