Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

GNR volta ao terreno para a operação “Censos Sénior 2018”

1 de Outubro 2018

Durante o mês de Outubro e em todo o país, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai para o terreno, no âmbito da operação “Censos Sénior 2018”.

O objectivo desta acção, que em 2017 identificou mais de 28 000 idosos a viverem sozinhos, é “identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada”, podendo, assim, “actualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações”, revela a força policial.

Durante a operação, serão realizadas “acções de sensibilização para que esta população adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes”, adianta.

Os militares da GNR irão divulgar conselhos de segurança, nomeadamente, situações de violência, burla, conto do vigário, furto em residências e ainda prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool.

Durante a visita aos idosos, os militares farão, ainda, a divulgação do programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que permite recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projecto.

“Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as acções de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, tornando ainda mais célere a resposta em casos de urgência”, sublinha a GNR.

Em 2017, a GNR sinalizou 45 516 idosos, dos quais:

* 28 279 vivem sozinhos;

* 5 124 vivem isolados;

* 3 523 vivem sozinhos e isolados;

* 8 592 não se enquadram nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.

PSP sensibiliza idosos em Santo António dos Olivais

Agentes da 1.ª Esquadra de Coimbra da Polícia de Segurança Pública (PSP) vão dinamizar, hoje, pelas 14h30, uma sessão de sensibilização sobre idosos em segurança.

A sessão vai decorrer no auditório da Junta de Freguesia, entidade que, através do pelouro da Solidariedade Social promove a iniciativa.

Convidam-se, por isso, os seniores da freguesia para comparecerem nesta sessão, que lhes irá transmitir “conselhos que serão certamente muito úteis para ajudar a prevenir situações de burla, violência, entre outras”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com