Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

GNR sensibiliza internautas em Dia da Internet Mais Segura

9 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: GNR sensibiliza internautas em Dia da Internet Mais Segura

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, que se comemora esta terça-feira (09), a Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou a ocasião para dar o apoio à prevenção de comportamentos de risco inerente à utilização da Internet.

Em parceira com a Microsoft Portugal, a GNR lança a operação “Internet Mais Segura 2021”, que se materializará através de acções de sensibilização digitais e que serão direccionadas para a comunidade escolar.

“Face à actual conjectura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, sendo neste enquadramento especial que a GNR e a Microsoft Portugal se associaram para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar”, referiu a autoridade  em comunicado, acrescentando que este movimento vai decorrer através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), de 09 a 12 de Fevereiro.

As acções são direccionadas a crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o “cyberbullying”, furto de identidade, privacidade, incorrecção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da Internet, no qual se destacam os videojogos.

A divulgação ocorre através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo possível alcançar mais de 105 000 alunos.

No entanto, a GNR destaca, desde já, alguns conselhos a ter em conta para melhorar a privacidade online, tais como o uso de passwords fortes, não guardar os dados pessoais no navegador de Internet, não partilhar dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta, manter o antivírus actualizado e verificar e controlar a dependência da internet junto de familiares e amigos.