Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ginástica do Centro de Excelência a Nível Territorial e Nacional

13 de Abril 2022 Jornal Campeão: Ginástica do Centro de Excelência a Nível Territorial e Nacional

Os clubes da região Centro obtiveram excelentes resultados nos dois campeonatos nacionais de ginástica que se realizaram neste passado fim-de-semana.

Nos dias 9 e 10 de Abril, a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) marcou presença no Campeonato Nacional de Duplo Minitrampolim e Tumbling da Federação de Ginástica de Portugal obtendo excelentes resultados. No Pavilhão Municipal de Loulé, a comitiva de 46 ginastas – 28 de Duplo Minitrampolim e 18 de Tumbling – obteve um total de 12 pódios. Em Tumbling, destaque para um primeiro lugar por equipas no escalão juvenil Base femininas. A AAC conseguiu ainda seis segundos lugares, incluindo dois por equipas, e dois individuais no escalão Elite, além de dois terceiros lugares. Em Duplo minitrampolim, a comitiva academista obteve um primeiro lugar por equipas no escalão iniciadas femininas, um segundo lugar, também por equipas, e um terceiro lugar individual.

Presenças e resultados ainda mais expressivos foram obtidos por clubes afiliados da Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) no Campeonato Nacional de 1ª Divisão de Acrobática, que se realizou no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, igualmente organizado pela Federação de Ginástica de Portugal. Estiveram representados nesta prova três clubes afiliados da AGDCentro, todos de Coimbra, nomeadamente a AAC, o Acrogym Clube de Coimbra (AGC), e o Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” (GRVM). Combinados, os três clubes alcançaram 40 pódios, considerando as classificações dos exercícios dinâmico, equilíbrio e all around, destacando-se que todos os seis pares/grupos do GRVM em prova ficaram nos pódios. Considerando apenas a especialidade all around, o GRVM conseguiu 3 primeiros lugares, 2 segundos lugares e um terceiro lugar, para além do primeiro lugar da equipa juvenil e da prata da equipa júnior. Na mesma especialidade, o AGC conseguiu três terceiros lugares e um segundo lugar, este para a sua equipa juvenil.

Por fim, ainda em all around, a AAC, para além de um primeiro lugar em equipas seniores, conseguiu dois mais primeiros lugares e dois terceiros lugares.

Resultados mais detalhados de cada competição podem ser consultados no site da Federação de Ginástica de Portugal (www.ginastica.org).

A AGDCentro considera que “todos os clubes estão de parabéns por esta demonstração clara da capacidade que as diferentes disciplinas têm, ao evidenciarem-se desta forma a nível nacional, salientando o quão inspiradores estes resultados podem ser para a restante comunidade gímnica da região, e para a atracção de novos praticantes”.

A nível territorial, e igualmente no último fim de semana, teve lugar no Pavilhão da Academia CantanhedeGym, o Campeonato Territorial de Infantis, Base e 1ª Divisão de Ginástica Aeróbica. Em competição estiveram presentes mais de 80 ginastas de três clubes, a Academia CantanhedeGym (ACG, clube co-organizador com a AGDCentro), o Acrogym Clube de Coimbra (AGC) e a Associação de Ginástica de Condeixa (AGCX). No