Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ginastas da região Centro brilham no Campeonato da Europa de Rítmica

25 de Maio 2023 Jornal Campeão: Ginastas da região Centro brilham no Campeonato da Europa de Rítmica

Entre os dias 17 e 21 de Maio, a delegação de Ginástica Rítmica da Federação de Ginástica de Portugal marcou presença no Campeonato da Europa de Juniores e Seniores da modalidade, realizado em Baku, Azerbaijão. Dentre os participantes, destacaram-se as ginastas Filipa Simões e Bruna Simões, representantes do Centro Norton de Matos (CNM), integrando os conjuntos Júnior e Sénior, respectivamente. Esta foi a primeira vez que Filipa Simões teve a oportunidade de representar Portugal num campeonato europeu, após ter sido seleccionada para integrar a selecção nacional de conjuntos apenas alguns meses atrás.

 

 

O Conjunto Nacional Júnior, composto por Anamar Couto, Sara Costa, Maria Osório, Inês Fernandes, Mafalda Santos e Filipa Simões, competiu em dois exercícios do programa, 5 Bolas e 5 Cordas, alcançando a melhor classificação no último, um honroso 16º lugar.

Já a equipa Sénior, composta por Bruna Simões, Felicia Oprea, Clara Paiva, Clara Melo, Beatriz Freitas e Catarina Dias, competiu em 5 Arcos, 3 Fitas e 2 Bolas, conquistando a 15ª posição geral, com destaque para a melhor classificação no primeiro aparelho, alcançando o 14.º lugar.

Além da participação no cenário internacional, os clubes da região também se continuam a destacar internamente. A Associação Cristã da Mocidade (ACM) e o Clube Norton de Matos (CNM) brilharam no torneio Arrábida Cup, realizado nos dias 20 e 21 de Maio. Com a presença de 230 ginastas de 15 clubes participantes, os dois clubes da região conquistaram vários pódios.

A ACM, representada por 9 ginastas nas categorias de Infantis a Seniores, destacou-se com medalhas em todos os escalões competitivos. Destacam-se as conquistas de Filipa Serrano, que alcançou o 2.º lugar em arco, 2.º lugar geral e o prémio especial de “Miss Movimentos Livres” na categoria Iniciadas B. Na categoria Juvenis A, Inês Simões conquistou as medalhas de bronze em Bola e na Classificação Geral. Na categoria Juniores A 2009, Ana Miguel Dias obteve o 2.º lugar em maças e na classificação geral. Já na categoria Juniores A 2008, Oleksandra Huzak conquistou as medalhas de ouro em arco, maças e na classificação geral, além do prémio especial de “Miss Torneio Artístico”. Na categoria Seniores A, Elisabete Seletcaia obteve o 1.º lugar em bola, 2.º lugar em fita e o 1.º lugar geral, além do prémio especial de “Miss Torneio Bola”. Na competição por equipas, as ginastas juniores Ana Miguel Dias e Oleksandra Huzak conquistaram o ouro.

O CNM também marcou presença com três atletas nas categorias Iniciadas e Juvenis. Maria Benedita Ferreira conquistou uma medalha de prata em Movimentos Livres e duas medalhas de bronze, em corda e na Classificação Geral. Maria Luís alcançou a 4.ª posição na sua categoria. Em Juvenis, Gabriela Lucas conquistou a medalha de ouro em bola e na classificação geral, além de conquistar o 2.º lugar em fita.