Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Ginásio Clube Figueirense promove 15.ª regata Litocar no sábado

31 de Maio 2021 Jornal Campeão: Ginásio Clube Figueirense promove 15.ª regata Litocar no sábado

A regata Litocar, promovida pelo Ginásio Clube Figueirense, vai retomar o seu calendário no próximo sábado (5), na pista de Montemor-o-Velho, com 32 provas que vão abranger todas as categorias de remadores.

De referir que esta regata, que é uma homenagem do Ginásio ao principal patrocinador da sua secção de remo, teve inicio em 2014, no rio Mondego, no formato de regata de fundo.

Após uma interrupção em 2008 e 2009, regressou no ano seguinte no formato de velocidade, ainda no estuário do Mondego, para em 2011 passar definitivamente a ter lugar em Montemor-o-Velho.

De acordo com o Ginásio Clube Figueirense, o evento registou, ao longo das suas 14 edições, a participação de clubes espanhóis, franceses e um Kwaitiano. Para o Clube, este ano, a participação estrangeira “dificilmente se repetirá, dada a situação sanitária que ainda se vive”.

 

Clube homenageia Jorge Nascimento

O Ginásio, desde 2011, que homenageia personalidades do remo nacional, através da realização da regata Litocar.

Para a edição deste ano foi escolhido como patrono Jorge Nacimento, “destacado dirigente do Clube dos Galitos de Aveiro, com um longo percurso de dedicação à modalidade e que também se salientou no Para Clube Boinas Verdes, de S. Jacinto”, disse o Clube.

 

Dois atletas destacaram-se no ténis de mesa

A Associação de Ténis de Mesa de Coimbra divulgou, no final de Maio, o mais recente ranking do conjunto dos seus praticantes do escalão sénior, no qual se destacam dois atletas do Ginásio.

No primeiro lugar, entre os 104 classificados, está João Matoso, de 14 anos, e na 27.ª posição ficou Rita Costa, de 17 anos, que é a primeira senhora classificada.

 

Figueira SPINNING Center a funcionar nas instalações da piscina do Ginásio

O Ginásio disponibilizou a sala “Edmundo Barrué” do edifício da Piscina para a instalação dum Centro de prática de Ciclismo Indoor, dirigido por André Pereira.

O Figueira Spinning Center promove a prática do Ciclismo Indoor através do seu programa pioneiro, criado há cerca de 30 anos, o programa “SPINNING”.

Segundo o Clube, “este é um treino extremamente seguro, que utiliza uma bicicleta específica – a SPINNER, adequada a todo o tipo de praticantes, desde os mais sedentários aos mais activos, e que entrega resultados consistentes às pessoas devido a uma periodização assente em cinco zonas de Energia – Recuperação, Endurance, Força, Intervalos e Race Day”.

Apesar de ser uma modalidade de grupo, a prescrição do treino é individualizada e de acordo com a condição física de cada praticante, sendo este um aspecto fundamental e talvez o mais importante na aula de “SPINNING”.

 

“Adeptos do ano” de 2019 e 2020 são distinguidos na próxima quinta-feira

O título de “Adepto do Ano”, atribuído desde 2014, visa distinguir personalidades ginasistas que embora não podendo actualmente participar na vida do Clube, a acompanham com permanente atenção e dedicação.

São os casos de Rodrigo Jorge Rolo Matos, de Anadia (Adepto do Ano 2019) e de Fausto Azul, de Lisboa (Adepto do Ano 2020), que vão ser homenageados em cerimónia a decorrer na Sala-Museu, na próxima quinta-feira, dia 3, pelas 15h30.

Recorde-se que os anteriores galardoados foram José Eduardo Pires (2014), José Macara Lima (2015), Manuel Fajardo Grilo (2016), Carlos Quialheiro (2017) e Filomena Mano (2018).