Coimbra  6 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ginásio Clube Figueirense assinalou 126.º aniversário

2 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Ginásio Clube Figueirense assinalou 126.º aniversário

O Ginásio Clube Figueirense assinalou, ontem (01), o seu 126.º aniversário, numa cerimónia que respeitou todas as disposições em vigor devido ao estado de emergência e que, simbolicamente, marcou também o encerramento das comemorações dos 125 anos do Clube.

A programação para celebrar os 125 anos era vasta mas, devido à pandemia, foi forçado a cancelar a maioria dos eventos programados para 2020.

O arranque deste novo ano ainda com muitas interrogações, mas com alguma esperança de que as coisas vão melhorar e a colectividade possa retomar o seu rumo desportivo e social em pleno.

Por isso, tal como aconteceu em 01 de Janeiro de 1895, pelas 12h00, o então sócio fundador n.º 1, Pedro Augusto Ferreira, hasteou a bandeira nacional (ainda não existia bandeira do clube) no mastro da primeira Sede, na rua Tenente Valadim, hoje dos Combatentes da Grande Guerra; também a tradição se cumpriu ontem.

Retomada há anos, esta iniciativa simbólica da origem do Ginásio repetiu-se uma vez mais no dia 01 de Janeiro de 2021, pelas 12h00, com o actual sócio nº 1, José Rolinho Sopas, a fazer subir a bandeira no mastro da actual sede (no Pavilhão Jorge Galamba Marques), ao som do hino de Luís Penteado e Severo Biscaia.

Posteriormente, seguiram-se alguns momentos de convívio entre os sócios presentes, com os habituais brindes ao futuro do clube, cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro; do presidente da Junta de Freguesia de Tavarede, Fernando Lopes; Ana Rolo e Joaquim de Sousa, respectivamente presidente da Direcção e da Assembleia Geral do Ginásio; entre outros dirigentes, bem como a presença de algumas dezenas de associados.

Todos os presentes puderam levar o calendário para 2021, e ao mesmo tempo apreciar uma Mostra-Exposição de todos os calendários editados pelo Ginásio.