Coimbra  29 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

GDA lança cartão de compras para apoio a artistas

26 de Abril 2020 Jornal Campeão: GDA lança cartão de compras para apoio a artistas

A Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) vai disponibilizar 500 000 euros em cartões de compras para apoiar os artistas portugueses.

Esta quantia destina-se aos meses de Abril, Maio e Junho e poderá ser utilizada para compras de bens de primeira necessidade.

Em comunicado, a GDA revela que “cada cartão terá disponível entre 150 a 200 euros mensais, sendo que o valor exacto a atribuir será fixado em função do número de beneficiários a abranger pelo apoio”.

Os pedidos de apoio referentes ao mês de Abril poderão ser feitos até dia 04 de Maio. Já os apoios que se referem ao mês de Maio e Junho poderão ser feitos até dia 25 de Maio e 08 de Junho, respectivamente.

Esta iniciativa está incluída no Fundo de Emergência de Apoio a Artistas (AARTE), que abrange um conjunto de medidas que visa ajudar artistas com perdas acentuadas de rendimento após o cancelamento de vários espectáculos decorrente dos efeitos da pandemia covid-19.

Este Fundo de Emergência é constituído por um milhão de euros que, de acordo com a GDA, “se divide em duas linhas de apoio”. Os cartões de compras fazem parte desta primeira linha. Porém, afirma a entidade, “a segunda linha – que conta igualmente com um fundo de 500 000 euros – irá ser reforçada e gerida em conjunto com outras estruturas e entidades do sector”.